Em noite que Belén Aquino tentou de tudo, mas que a defesa colorada também entregou de tudo, inclusive os gols, o Inter viu o Grêmio vencer por 2 a 0 no Beira-Rio nesta segunda-feira (18). Dayana Rodriguez e Shashá garantiram a vantagem do Grêmio para o jogo da volta, no próximo sábado, às 16h, na Arena, no segundo jogo da final do Gauchão Feminino. Veja no final desta reportagem o vídeo com o jogo na íntegra.
Para levantar a taça, o Grêmio pode perder por um gol de diferença. Já o Inter precisa fazer três gols de diferença para alcançar o título. Vitória das Gurias Coloradas por dois gols de saldo leva a decisão aos pênaltis.
Com a lateral Katrine e a meio-campista Gabi Morais suspensas por conta das expulsões contra o Juventude, o técnico colorado Jorge Barcellos optou por Lorrany e Pati Llanos, respectivamente. Do lado tricolor, Thaissan Passos teve força máxima à disposição: a goleira Lorena, a zagueira Mónica Ramos e a meia Jessica Peña, preservadas na semifinal, retornaram ao time, e Giovaninha figurou entre as titulares.
O estádio era do Inter. A pressão era do Inter. A superioridade e as melhores chances eram do Inter. Mas o gol foi do Grêmio. Resumiu-se, assim, os primeiros 50 minutos de decisão no Beira-Rio. Belén Aquino fez jus à cor das arquibancadas e transformou a defesa gremista em um verdadeiro inferno.
Fixada pelo lado direito, a camisa 11 colorada armou, driblou, finalizou e, até quando conseguiu, recompôs a marcação. Nas bolas paradas, encarregou-se de sempre levar perigo. No início do jogo, viu Raíssa Bahia evitar, embaixo das traves, o gol de cabeça de Lorrany, após sua cobrança de escanteio. O lance se repetiu no final da primeira etapa, com a finalização da lateral indo para fora.
Belén Aquino também protagonizou lance de dúvida, ao invadir a área e pedir pênalti de Tayla. Andressa Hartmann, de frente para o lance, disse que não houve, apesar da perna esticada da zagueira na direção da atacante.
O Grêmio tinha “espasmos” ofensivos. Cássia aproveitou erro na saída de bola do Inter e chutou. Tainá pegou em dois tempos. Porém, quando os vestiários já estavam de portas abertas a esperar as jogadoras, a atuação do Inter de Belén Aquino levou um banho de água fria — que, se o contexto fosse o abafamento do dia porto-alegrense, até seria apropriado. Mas, não era o caso.
Quem abafou a torcida adversária foi Dayana Rodriguez, aos 47 minutos. Shashá bateu cruzado, Bruna Benites não conseguiu afastar e a venezuelana mostrou que, no futebol, o que vale é bola na rede.
Grêmio confirma vitória na segunda etapa
Assim como o calor diurno da Capital saiu de cena para dar lugar ao frescor da noite, o domínio das Gurias Coloradas desapareceu. Mal as adversárias puderam esboçar reação, o Grêmio ampliou com Shashá, aos 16 minutos, em nova falha da defesa do Inter. Isa Haas errou em bola, que sobrou para a atacante desferir uma bomba que encobriu Tainá.
Com pouco público, mas com charanga e cantoria atuantes, as donas da casa até tentavam, mas a noite era de grande “não”. Pelo contrário, eram as meninas de azul que ficavam mais perto de abrir o placar.
Cássia escapou pela área e quase fez o terceiro, mas bateu para fora. Dayana Rodriguez, que fez o terceiro gol em Gre-Nais, queria o quarto, mas Tainá agarrou a tentativa de cabeça.
Sem força para buscar o resultado, o ritmo vermelho arrefeceu. Lorena pouco tocou na bola na etapa final. Bruna Benites quase marcou, na reta final, em cobrança de falta de Belén Aquino. Mas a zagueira, assim como toda a sua equipe, não passou do quase.
Gauchão Feminino — Final, 1º jogo —18/11/2024
Inter (0)
Tainá, Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Lorrany (Analuyza, 26’/2ºT); Capelinha, Marzia, Pati Llanos (Joana, 37'/2ºT) e Letícia Monteiro (Chú, 19’/2ºT); Belén Aquino e Julieta (Ketlin, 26’/2ºT). Técnico: Jorge Barcellos
Grêmio (2)
Lorena, Dani Barão, Mónica Ramos, Tayla e Raíssa Bahia; Dayana Rodriguez (Rafa Levis, 30'/2ºT), Jessica Peña (Bia Santos, 15’/ 2ºT) e Giovaninha; Maria Dias (Pri Back, INT), Cássia (Gisele, 37'/2ºT) e Shashá (Raquel, 30'/2ºT). Técnica: Thaissan Passos
GOLS: Dayana Rodriguez, aos 47min do 1º tempo, e Shashá, aos 16min do 2º tempo, para o Grêmio
CARTÕES AMARELOS: Pati Llanos (I), Giovaninha (G), Lorrany (I)
ARBITRAGEM: Andressa Hartmann, auxiliada por Maira Mastella Moreira e Tais Regina Ruver
PÚBLICO: 1.389
RENDA: R$ 15.200
LOCAL: Beira-Rio, em Porto Alegre.
Próximo jogo
Sábado, 23/11 – 16h
Grêmio x Inter
Arena do Grêmio, em Porto Alegre – Gauchão Feminino (2º jogo da final)