O domingo (20) marcará o reencontro entre as Gurias Gremistas e as Gurias Coloradas após seis meses. Depois de se enfrentarem em abril pelo Brasileirão Feminino, as equipes voltam a duelar, às 15h, pelo Gauchão. Assim como o clássico da competição nacional, este também será realizado no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.
Em abril, o Grêmio levou a melhor e venceu por 2 a 0. Na ocasião, os gols foram de Ludmila e Dayana Rodríguez. A partida também marcou a estreia de Jorge Barcellos à frente do Inter.
Desde então, no entanto, os dois elencos passaram por algumas mudanças. No lado tricolor, por exemplo, a colombiana Maria Hurtado foi um acréscimo ao time. Enquanto, do lado colorado, a atacante Priscila deixou Porto Alegre.
Zero Hora destaca, abaixo, as principais mudanças nas duas equipes. Confira.
Inter
O time colorado passou por uma série de mudanças, a começar pela defesa. Com a contratação de Bárbara, May se tornou uma opção no banco de reservas, e a experiente goleira assumiu a titularidade. Ainda no setor, Roberta transferiu-se para o futebol israelense, e Tamara Bolt voltou a atuar na lateral direita.
No meio de campo, a principal mudança foi a contratação de Gabi Morais. Após passagem pelo Corinthians, a meia chegou a Porto Alegre e conquistou seu espaço no time.
Por fim, a última mudança entre as titulares foi a saída de Priscila. Maior transferência do futebol feminino brasileiro, a atacante foi para o América-MEX. Com isso, Jorge Barcellos vem dando espaço a uruguaia Julieta Morales.
Em relação às suplentes daquele jogo: Yenny Acuña foi emprestada para o Colo-Colo; Danny Teixeira não recebeu mais nenhuma oportunidade; e Analuyza está no departamento médico, recuperando-se de lesão no tornozelo direito.
A jovem Lorranny, que também ficou como opção naquela partida, mas não chegou a ser utilizada, pode ser uma novidade neste Gre-Nal. Caso Bruna Benites, que segue em recuperação de lesão muscular, não tenha condições de jogo, a guria de 21 anos deve ser mantida na escalação titular.
Com isso, a expectativa é que as Gurias Coloradas atuem com: Bárbara; Tamara Bolt, Isa Haas e Bruna Benites (Lorranny) e Katrine; Capelinha, Gabi Morais, Pati Llanos e Leticia Monteiro; Belén Aquino e Julieta Morales.
Grêmio
O que se viu do Grêmio naquele primeiro Gre-Nal, se tornou a base da escalação no restante do ano. Neste início de Gauchão, no entanto, a formação teve algumas novidades. O cenário mudou em virtude das disputas por titularidade, crescimento de atletas, chegadas e possíveis saídas.
Este contexto se mostra, por exemplo, na primeira peça do time. Após a disputa dos Jogos Olímpicos, a goleira Lorena foi utilizada apenas nos mata-matas do Brasileirão Feminino. Depois disso, foi entregue ao departamento médico para tratar de uma lesão. Nos dois primeiros jogos do torneio estadual, Vivi e Sol foram utilizadas. Para o Gre-Nal, a disputa principal está entre Lorena e Vivi.
Ainda na defesa, a lateral-esquerda Natane está recuperada de uma lesão ligamentar no joelho direito. Contra o Brasil-Far, na última rodada, voltou a ser utilizada como titular. Poderá seguir na equipe para o clássico de domingo.
No recorte de Gauchão, a equipe teve uma escalação diferente no meio-campo na comparação com o Brasileiro. Em virtude das ausências de Jessica Peña e Dayana Rodríguez, Pri Back, Rafa Levis e Rita Bova foram escaladas, inclusive todas juntas na rodada de estreia. Por se tratar de um confronto contra o Inter, a tendência é de uma formação um pouco mais marcadora.
Para o ataque, está sendo preparada a principal alteração na comparação com o clássico de abril: a volta da goleadora. Suspensa, Cássia não atuou no Sesc. Agora, ela terá a oportunidade de deixar sua marca e ampliar os números com a camisa tricolor. No ano, já são nove gols em 18 jogos.
A projeção é que a escalação do Grêmio para o Gre-Nal tenha Lorena (Vivi); Dani Barão, Mónica Ramos, Tayla e Natane; Pri Back (Jessica Peña), Dayana Rodríguez e Rafa Levis; Cássia, Giovaninha e Luana Spindler.
Último clássico Gre-Nal
Inter 0x2 Grêmio
- data: 15/04/2024
- local: Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre
- competição: Brasileirão Feminino A-1 (5ª rodada)
- gols: Ludmila e Dayana Rodríguez
Escalação Inter
May; Roberta (Yenny Acuña), Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Capelinha, Pati Llanos (Danny Teixeira) e Leticia Monteiro (Analuyza); Belén Aquino, Tamara Bolt e Priscila. Técnico: Jorge Barcellos.
Escalação Grêmio
Lorena; Dani Barão, Tayla (Stephanie Brito), Mónica Ramos e Raissa Bahia (Luana Spindler); Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes (Rafa Levis); Ludmila (Shashá), Giovaninha e Caty (Manu Balbinot). Técnica: Thaissan Passos.