Pela primeira vez, um Gre-Nal decidirá o Brasileirão Feminino. A final da categoria sub-17 colocará Inter e Grêmio frente a frente na próxima segunda-feira (19), às 21h, no Sesc Protásio Alves. Mandantes do duelo, as Gurias Coloradas chegam com 100% de aproveitamento à decisão.
O time de David da Silva fez uma campanha impecável até carimbar a vaga à final. Na fase inicial, goleadas sobre Athletico-PR (6x0), Sport (7x0) e São José (3x0) garantiram a liderança do Grupo C. Nas semifinais, um enfrentamento contra o forte time do São Paulo, e duas vitórias para confirmar a classificação à decisão: 2 a 0, fora de casa, e 3 a 1, como mandante.
— A competição começou no momento em que se paralisou o sub-20, e temos várias meninas que integram as duas categorias. Então, a preparação não foi das melhores. Mas o plantel conhece esse time de competição. Estamos bem contentes com essa evolução que tivemos — complementou o técnico David da Silva, em entrevista a Zero Hora:
— Viemos de cinco vitórias, em jogos bem jogados, mas a final é diferente. Tem um ingrediente a mais que é o Gre-Nal, também, então sabemos da dificuldade. Mas a preparação está sendo muito boa para nós.
Do outro lado, o Inter enfrentará um Grêmio que também chega invicto. O Tricolor é o atual campeão do Brasileirão Feminino sub-17, e eliminou o Corinthians nas semifinais.
— Temos enfrentado o Grêmio algumas vezes nesses últimos anos, conhecemos bem as meninas da equipe. Mas vamos nos preocupar com o nosso trabalho. Sabemos que se elas estão na final é porque têm uma equipe realmente competitiva, assim como a nossa. Vamos respeitar, mas vamos nos preocupar com nossas virtudes, em melhorar aquilo que nós, de certa forma, erramos nos jogos passados. Desejamos que seja um bom jogo, uma boa final, que as meninas possam desempenhar um bom papel e seja um grande espetáculo — afirmou o treinador.
Pela primeira vez, um título de Brasileirão Feminino sub-17 será decidido em clássico. Em 2022, as Gurias Coloradas foram campeãs em cima do Santos. Enquanto, em 2023, o Grêmio passou pelo Flamengo para confirmar a taça.
— É muito bom para o futebol gaúcho. Nós não podemos esquecer de tudo que tivemos esse ano, com a enchente e as dificuldades nos treinos, a questão anímica também, de atletas que perderam tudo. Isso mostra a força do futebol do Inter e do Grêmio, porque elas também sofreram com isso. Sabemos da importância de um Gre-Nal. É um campeonato à parte. Sabemos da força delas, talvez seja a melhor geração do Grêmio nesses últimos anos aí. Mas temos a nossa força, a nossa confiança nas jogadoras, no staff, e vamos para vencer o jogo, respeitando o adversário e, principalmente, o nosso trabalho de tantos anos — disse David.
Como teve melhor campanha ao longo do sub-17, o Inter será mandante na decisão. O jogo da próxima segunda-feira será no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, e terá transmissão da TV Brasil.
— A torcida do Inter é muito fiel, nos acompanha bastante, inclusive na categoria de base. Então, isso é muito importante. Vamos nos encontrar com uma equipe que briga por todas as bolas, que quer o título. As meninas, quando chegam no Inter, sabem que estão vestindo uma camisa muito pesada. Então, o torcedor faz a diferença. Estamos muito felizes por estarmos na final, eliminamos o São Paulo, que é um clube muito tradicional, muito forte e agora vamos com tudo para a final do Brasileiro — finalizou o treinador.
Tudo será definido na segunda-feira. Quem vencer será campeão. Em caso de empate, a definição do título será nos pênaltis.