Conquistar títulos na casamata do Inter não é uma novidade para o técnico David da Silva. Multicampeão pelas Gurias Coloradas, o profissional comandou a equipe rumo ao bicampeonato do Brasileirão Feminino sub-17, nesta segunda-feira (19), no Sesc Protásio Alves. Após o empate em 2 a 2 com o Grêmio, o Inter buscou a taça nos pênaltis, com uma vitória por 4 a 3.
O time colorado chegou à final com 100% de aproveitamento — havia vencido os cinco primeiros jogos. Mas, pela primeira vez, viu o adversário sair à frente no placar e teve correr atrás do resultado. As Gurias Gremistas chegaram a abrir 2 a 0, mas as Coloradas não desistiram e conseguiram buscar a igualdade aos 45 minutos do segundo tempo.
— Nós sabíamos que o jogo ia ser muito difícil, porque o Grêmio tem uma equipe muito qualificada. Começamos com um erro defensivo, que precisamos conversar durante a semana para não acontecer de novo. E depois que levamos o 2 a 0 ficou mais difícil. Só que nós tínhamos combinado que a palavra-chave de hoje (segunda-feira) seria coragem. Íamos jogar até o final e as coisas iam acontecer. As meninas não desistiram em nenhum momento. Na hora das trocas, elas queriam continuar, me pediram para não sair. Estou muito feliz porque precisamos formar atletas e, também, formar campeãs — afirmou em entrevista a Zero Hora.
Um dos ingredientes para a conquista, segundo o treinador, foi a eliminação nas semifinais de 2023. Na ocasião, o Inter parou diante do Grêmio, após uma derrota por 1 a 0. O elenco não aceitou o desfecho, e queria reconquistar a taça em 2024 — Colorado havia levado o título em 2022, na primeira edição do torneio.
— No ano passado, quando perdemos a semifinal, foi muito triste. Elas sentiram muito na volta de Minas Gerais. Era um clima de velório mesmo. Então, trabalhamos muito para conquistar isso. E elas merecem — completou, falando sobre as dificuldades enfrentadas durante a enchente:
— Acho que é muito do ser gaúcho, também. Conversei com elas que não colocaríamos a enchente como desculpa. Mas realmente ficamos muito tempo sem treinar, tivemos de nos superar. Muitas meninas perderam tudo, casa, móveis, carro. Então, nós combinamos de lutar e não colocar desculpas — finalizou.
David da Silva foi campeão com o Inter de todas as categorias do Brasileirão Feminino. São taças de sub-16, sub-17, sub-18 e sub-20. Além de diversas taças estaduais e regionais.