As Gurias Gremistas reiniciaram a preparação para o Brasileirão Feminino na última quinta-feira (16), e de forma gradual. O Tricolor utiliza a estrutura do Complexo Esportivo da Ulbra para realizar todos os seus treinamentos, sejam eles no campo ou na academia. No entanto, o espaço também vem servindo de abrigo para as vítimas da enchente. Por conta disso, as atividades também foram afetadas.
Foram cerca de duas semanas sem reunir o elenco para treinamentos. Neste período, a maioria do elenco atuou no voluntariado, arrecadando donativos, preparando refeições e organizando kits para doações.
Quando conseguiu possibilitar o reinício das atividades, o Grêmio priorizou trabalhos de força, por exemplo, e se adaptou aos espaços que dispunha. A academia, por exemplo, não pode ser utilizada porque vem servindo de abrigo às vítimas da enchente.
Há, ainda, uma preocupação do Tricolor para a sequência do Brasileirão Feminino: um estádio para mandar seus jogos. Tradicionalmente, as Gurias Gremistas atuam no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. No entanto, o espaço ficou submerso pela chuva e não estará apto a tempo.
O Complexo da Ulbra surge como possibilidade. Porém, precisaria passar por manutenção em tempo hábil. Em casa, são três jogos pendentes para o Grêmio: Cruzeiro, Real Brasília e América-MG.
Para atuar fora de casa, o dilema é ainda maior. Como o Aeroporto Salgado Filho não está operando, e não deve retomar as atividades antes de setembro, o clube precisará de alternativas para poder viajar. Entre elas: utilizar a Base Aérea de Canoas ou viajar a outra cidade de ônibus para conseguir um voo em outro aeroporto.
Caxias do Sul e Florianópolis seriam possibilidades, nesse caso. O Tricolor, no entanto, ainda não confirma qual logística está projetando para enfrentar Flamengo, São Paulo, Santos e Atlético-MG longe de Porto Alegre.
A CBF ainda não confirmou quando serão realizadas as partidas adiadas. Na última semana, a entidade sugeriu que os times gaúchos jogassem de três em três dias - ou de 66 em 66 horas. No entanto, há um temor a respeito do desequilíbrio técnico que isso pode causar.
De toda forma, a próxima partida agendada é em 7 de junho, às 21h30min, contra o Flamengo. O duelo deve ocorrer no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Situação das Gurias Gremistas
Antes dos jogos adiados, o Grêmio estava no G-8 do Brasileirão Feminino. Agora, com três partidas a menos do que os adversários, o Tricolor ocupa a 11ª posição, com 12 pontos. Se vencer um dos duelos pendentes, o time gaúcho retorna à zona de classificação.
Atletas afetadas
Nas redes sociais, a goleira Lorena informou que sua família foi uma das afetadas pela enchente. De acordo com a atleta, a sogra, a cunhada e um tio perderam tudo por conta da chuva. Todos saíram de casa apenas com a roupa do corpo. Por conta disso, a defensora disponibilizou um pix para doações: loorena23@hotmail.com.
Na escolinha do Grêmio, seis meninas também foram fortemente afetadas pela enchente. São elas: Isadora e Thifany, da categoria sub-13; e Stephanie, Kakau, Rayssa e Malu, da sub-15.
Calendário das Gurias Gremistas
Jogos marcados
- 7/6, às 21h30min: Flamengo x Grêmio
- 15/6, às 19h: Grêmio x Cruzeiro
- 22/6, às 17h: Grêmio x Real Brasília
- 27/6, às 15h: São Paulo x Grêmio
Jogos que foram adiados e ainda não têm nova data
- Santos x Grêmio
- Grêmio x América-MG
- Atlético-MG x Grêmio