O Juventude terá um adversário tradicional na rodada de abertura do Brasileirão Feminino A-2. No próximo domingo (14), às 15h, as Gurias Jaconeras estrearão diante do São José, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
O rival paulista é tricampeão da Libertadores e também acumula as taças de Paulistão (três vezes), Copa do Brasil (duas) e Mundial de Clubes. Agora, almeja retornar à elite do futebol feminino brasileiro. Em 2022, o São José acabou rebaixado, na 13ª colocação da Série A-1.
— É claro que o objetivo dentro da competição, por mais difícil que seja, é conseguir o acesso para a primeira divisão. Respeitando todos os adversários e sabendo o quanto que vai ser difícil. Cada jogo vai ser encarado como uma decisão. Dentro de casa, vamos tentar fazer valer o fator local para que possamos ter sucesso — afirma Adilson Galdino, treinador do São José.
A preparação visando a Série A-2 se iniciou em 8 de fevereiro. São, portanto, quase dois meses de atividades visando a estreia na competição nacional. Neste período, as Meninas da Águia realizaram dois amistosos: contra os times sub-20 de São Paulo e Santos.
— Estamos felizes com o início da pré-temporada. Estamos colocando em prática, aos poucos, a ideia de jogo, o modelo de jogo, para que possamos fazer uma boa temporada — complementou o treinador:
— Nós fizemos um jogo-treino contra o São Paulo e outro com o Santos, ambos na categoria sub-20. O objetivo é movimentar todas as atletas. O placar é o de menos, o que visamos é a performance da equipe. O grupo se apresentou bem, dentro do que esperávamos, e o importante é isso. Dá para ter um parâmetro bom e positivo — explicou Galdino.
Visando a meta de acesso, o São José foi ao mercado e contratou 16 reforços. Entre elas, duas gurias conhecidas no RS: a meio-campista Mayara Farias, que defendeu o Grêmio em 2020, e a lateral Shakira, que estava nas categorias de base do Tricolor até a última temporada.
— A ideia principal foi trazer atletas minutadas nessa divisão também. Meninas com experiência em outros clubes de camisa, acostumadas a ter jogos decisivos. Algumas, a gente vinha monitorando durante a temporada, por enfrentar no Campeonato Paulista ou no próprio Brasileirão — avaliou o treinador.
Agora, o clube paulista projeta a estreia contra o Juventude, e traça o perfil do rival alviverde:
— Vemos um adversário de performance muito forte fisicamente. Uma equipe que gosta de jogo vertical. Não é um time que tem muito a posse de bola, então é uma equipe bem objetiva, que tem total respeito por nós. Estamos detalhando e mapeando algumas situações em cima dos últimos jogos que o Juventude fez, inclusive no acesso contra o Pinda. Então, sabemos que a comissão permanece, parte do elenco saiu, mas a base do elenco permaneceu. Temos estudado o adversário para poder estar dentro de casa sabendo o que pode acontecer. Assim como eles também devem estar nos estudando — finalizou.
A partida do próximo domingo terá transmissão no canal do Youtube do São José. Após o jogo contra as Meninas da Águia, o Juventude receberá o Taubaté-SP, no sábado (20), às 15h, em Caxias do Sul.
Reforços anunciados pelo São José
- Bianquinha (atacante, Ceará)
- Dani Lameu (goleira, São Bernardo-SP)
- Hericka (zagueira, Taubaté-SP)
- Isa Leone (lateral, Fluminense)
- Jérsia (goleira, Vllaznia Shkoder-ALB)
- Júlia Becker (zagueira, Pinda-SP)
- Júlia Oliveira (atacante, Operário-MS)
- Keké (meia, Taubaté-SP)
- Letícia (lateral, Ljuboten-MK)
- Mayara Farias (meia, Bragantino)
- Pâmella (atacante, Pinda-SP)
- Raquel (lateral, Coritiba)
- Shakira (lateral, Grêmio)
- Stephanie (goleira, São Paulo)
- Tábata (atacante, Vasco)
- Tatá (meia, Taubaté-SP)