O Botafogo buscou reforços no Rio Grande do Sul para a base do time feminino. Três gurias que disputaram o último Gauchão vão defender as Gloriosas nesta temporada. São elas: a meio-campista Amanda Locatelli, a lateral-esquerda Julia Buratti e a zagueira Laira.
Com 18 anos, Amanda Locatelli estava no Futebol com Vida. Pelo time do Interior, disputou cinco jogos, com um gol marcado e uma assistência no Gauchão. Na carreira, a meio-campista também teve uma passagem pelo Inter. Ao longo de quatro temporadas, acumulou os títulos de Gauchão sub-14 (2019), Brasileirão sub-16 (2020), Copa Gaúcha sub-17 (2021), Brasileirão sub-17 (2022) e Brasileirão sub-20 (2023).
A lateral-esquerda Julia Buratti, por sua vez, retorna ao Botafogo. Depois de disputar nove jogos, com quatro gols e uma assistência pelo Flamengo de Tenente Portela, voltará ao Fogão — clube que defendeu em 2022. Na carreira, a atleta de 18 anos também passou por Palmeiras, Iranduba e Chapecoense.
Por fim, a última guria que se transferirá ao Botafogo é a zagueira Laira, que estava no Brasil de Farroupilha há duas temporadas. Neste período, foram 17 jogos e três gols marcados pelo rubro-verde. Antes, a defensora de 17 anos já havia passado pelo Juventude, em 2021.
As três integrarão a base das Gloriosas. O clube, que em 2023 foi vice-campeão da Copinha São Paulo, também conta com outros destaques que passaram pelo RS. Entre elas, a goleira Mari Zanella, a zagueira Leticia Debiasi e a lateral Ana Guimarães.