O Juventude anunciou, nos últimos dias, as primeiras novidades envolvendo o departamento feminino para a próxima temporada. Uma delas refere-se à formação de atletas: a partir de 2024, o clube terá a categoria sub-17. A expectativa é que as gurias disputem o Brasileirão e o Gauchão no nível.
Com isso, o Alviverde também já confirmou quem estará à frente da equipe. Trata-se do técnico Rodrigo Pizzamiglio, que vinha atuando como analista de desempenho e auxiliar junto ao elenco principal. Na carreira, o profissional já atuou como treinador de Caxias e Juventude, nas categorias de base.
— Trabalhei como técnico do sub-12 (do masculino) em 2016. E apesar de não ter sido treinador ainda (do feminino), o fato de ter trabalhado como auxiliar e analista de desempenho do time adulto e do time sub-20 traz uma boa amostragem do que precisamos fazer para termos êxito em mais esse passo dentro do departamento feminino do clube.
Rodrigo Pizzamiglio atua junto ao futebol feminino do Juventude desde 2022 e esteve presente nas conquistas de bicampeonato do Interior e acesso à Série A-2 do Brasileirão. Agora, no entanto, além de técnico do sub-17 também seguirá como analista e auxiliar do elenco principal.
— Recebi o convite com muito entusiasmo, com muita vontade de poder ajudar no crescimento do departamento feminino, de trabalhar forte com responsabilidade, para conseguirmos ter um grupo forte, um grupo que comece a se formar e que ali na frente possa estar numa categoria acima e também nos ajudar com o elenco profissional — afirma o técnico.
Para formar o plantel sub-17, o Juventude realizará algumas captações de jogadoras no início da próxima temporada. Além disso, também observará atletas que integram a escolinha do clube.
O Brasileirão sub-17 está previsto para iniciar em 27 de julho. O Gauchão da categoria ainda não teve a data divulgada pela FGF.
Sub-20 deixa de existir
Com a criação do sub-17, o Juventude não terá elenco sub-20 na próxima temporada. Além da base, o foco do clube, em 2024, serão as competições profissionais, que contarão com as disputas de Brasileirão A-2 e Gauchão.