O Grêmio começará a decidir o título do Gauchão Feminino com o Inter a partir desta quarta-feira (22), no Estádio Beira-Rio. Para conquistar o objetivo e o segundo título consecutivo na competição, o time quer manter a série invicta diante das rivais, que já vem de cinco partidas.
Para a meia Rafa Levis, a decisão título tem um peso ainda maior por se tratar de um clássico. Entre as estratégias para a partida, também há o elemento da segunda decisão. Por ter a melhor campanha nos critérios de desempate, as gremistas terão a oportunidade de definir o segundo jogo em seus domínios, da mesma forma que ocorreu na última edição.
— Temos o pensamento de que o segundo jogo é na nossa casa. Então, temos de fazer um bom trabalho na casa delas. Fazer o nosso jogo, conseguir um bom resultado, para que a gente leve para a Arena e seja muito bonito como foi no ano passado. Temos o entendimento que além de ser um Gre-Nal, é uma final. Todas as atletas têm este entendimento. Toda nossa trajetória no Gauchão, que teve jogos em que perdemos, em que vencemos, e jogamos muito bem, faz com que a gente chegue confiança nestas finais — destacou a atleta do Grêmio em entrevista ao podcast Resenha das Gurias.
A última decisão de Gauchão traz boas recordações para as Gurias Gremistas. No ano passado, o time encerrou um jejum em clássicos e voltou a erguer a taça. Desde então, o time tem conseguido a manutenção de bons resultados contra o Inter: são cinco partidas de invencibilidade, com três vitórias seguidas.
— A gente sabe que o Grêmio demorou um bom tempo para ganhar do Inter. Quando a gente conseguiu ganhar, fizemos história dentro da Arena, com um placar muito bom. E estamos conseguindo manter isso. Acima de tudo, sabemos que qualquer Gre-Nal é um campeonato à parte. Então, com isso em uma final de estadual, acredito que todas as jogadoras, tanto do nosso lado como do delas, sabem da importância disso, sabem da vontade de vencer um Gre-Nal.
Neste ano, quis o destino que o jogo de volta da final fosse no dia 26, justamente a data de aniversário da meia do Grêmio. A expectativa é que no próximo domingo, jogando em casa, ela possa repetir o mesmo roteiro de 2022, quando festejou o título com o clube e seus familiares dentro da Arena.
— No ano passado, eu realizei meu sonho de ter minha família comigo e ganhar um título na Arena. Com certeza, vai ser um sonho se acontecer a mesma coisa neste ano.