A última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores Feminina apresenta ao Inter um novo ambiente: a altitude de 2.600 metros em Bogotá. Para a partida contra o Boca Juniors, nesta quinta-feira (12), valendo a liderança da chave, a preparação teve cuidados especiais.
Para entender melhor os efeitos na rotina, a reportagem de GZH conversou com o preparador de goleiras do Inter, Marcos Vinicius Araújo. Mesmo que a altitude seja menor comparada a outros casos, como de La Paz, capital da Bolívia, que tem 3.600 metros acima do nível do mar, há particularidades para o momento de bola rolando.
— A diferença que se tem mais é com relação à velocidade da bola. Quando se trata de uma bola aérea, principalmente, a bola cai muito rápido — destacou o preparador.
Para enfrentar este cenário no Estádio Metropolitano de Techo, o Inter conta com um fator importante a seu favor. No trabalho de preparação, comandado por Marcos Vinicius, as goleiras do elenco já trabalham com quesitos que poderão a ajudar na altitude.
— No caso das goleiras, nós trabalhamos o ano inteiro esses aspectos de velocidade e reação, que acredito que seja o grande problema da altitude. Você precisa ter tempo de reação nas jogadas. Então, as goleiras estão bastante preparadas para isso. Tanto a Gabi (titular) como a Mayara (reserva), tem competência, sim, de fazer um grande jogo.
Outro fator destacado pelo preparador para que o rendimento seja satisfatório, principalmente nas condições mais adversas dentro de uma partida, é o aspecto mental. A campanha até aqui, de 100% de aproveitamento em um grupo com equipes tradicionais e o Inter na condição de estreante, é fruto da postura do elenco.
— A mentalidade delas é uma mentalidade vencedora. Então, isso facilita bastante o nosso trabalho. A gente incisivamente acaba falando que elas têm capacidade de desempenhar o melhor. Elas têm assimilado e feito perfeitamente durante os treinos e jogos. Sabemos que tem qualidade do outro lado, mas nós também temos bastante qualidade para fazer um grande jogo.
Já classificado às quartas de final, o Inter buscará a manutenção da liderança frente ao Boca Juniors. A partida desta quinta-feira será às 19h30min, no Estádio Metropolitano de Techo. A equipe precisará de uma vitória ou empate para garantir a meta.