O sonho da conquista inédita da Libertadores Feminina segue no horizonte das Gurias Coloradas. Depois de superar o temido Grupo D com 100% de aproveitamento, o Inter venceu o Colo-Colo, por 4 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali. Com três gols de Priscila e um de Isa Haas, o Colorado garantiu vaga nas semifinais, onde vai encarar o Corinthians, na quarta-feira (18).
O técnico Lucas Piccinato contou com a volta da volante Capelinha. A lateral Tamara Bolt e a atacante Belém Aquino, poupadas na vitória contra o Boca Juniors, também retornaram como titulares. No time chileno, vencedor do torneio continental em 2012 e 14 vezes campeão nacional, destaque para a treinadora Tatiele Silveira, com forte ligação com o Inter, onde atuou dentro e fora de campo.
Desde os primeiros minutos da etapa inicial, o time colorado se dispôs a jogar da maneira que vem surpreendendo as adversárias. Pressão alta na marcação e verticalidade para chegar ao gol o mais rápido possível. Aos três, Aquino deixou Letícia Monteiro na cara do gol, mas a meia foi desarmada na hora da finalização.
Na sequência, Priscila mostrou por que é candidata à craque do torneio continental. Aos 16, depois de puxar o contra-ataque, aproveitou a sobra dentro da área e chutou firme para abrir o placar. Três minutos depois, quase um replay. Tabela com Aquino, que cruzou. O desvio foi parcial, e a camisa 19, outra vez, bateu com o pé direito para ampliar a vantagem.
Com tanto domínio, quem apareceu foi a desatenção. Aos 31, Bogarín recolocou as chilenas no jogo. Depois de cobrar falta, que encontrou a barreira, ela acertou bela finalização de fora da área. Gabi Barbieri nem teve tempo de se mexer. Esse foi o único chute do Colo-Colo no gol nos 45 minutos iniciais. Antes do intervalo, a irritação colorada se voltou à arbitragem, que inverteu faltas e amarelou três atletas.
Após o intervalo, aquele futebol objetivo parecia ter ficado no passado. Tanto que as chilenas assustaram. Aos dois, Aedo chutou forte, da entrada da área. Gabi Barbieri defendeu. Aos 10, a tranquilidade foi retomada. Djeni cobrou falta na medida. A goleira saiu mal, e Isa Haas completou de cabeça.
Com o 3 a 1, o Inter se reencontrou. Aos 27, Priscila ressurgiu. Belém Aquino fez jogadaça pela esquerda, passou por três marcadores e cruzou. Depois de acertar o travessão, esperou o rebote e anotou de cabeça o quarto colorado.
Priscila alcançou a artilharia da Libertadores Feminina, com seis, na frente de Bia Zaneratto, do Palmeiras, e Millene, do Corinthians, ambas com cinco. Nos acréscimos, Viso ainda descontou, mas a classificação colorada estava confirmada.
Na luta para chegar na decisão, o Inter reencontrará o Corinthians, na reedição da final do Brasileirão de 2022, vencido pelas rivais. Desde 2017, foram oito confrontos, com uma vitória colorada, dois empates e cinco triunfos das paulistas. A partida será na quarta-feira (18), às 21h30min. Palmeiras e Atlético Nacional definem o outro finalista na terça-feira (17), no mesmo horário.
Libertadores Feminina - Quartas de final - 15/10/2023
Inter (4)
Gabi Barbieri; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha (Roberta, 15'/2ºT); Capelinha, Djeni (Zóio, 23'/2ºT) e Letícia Monteiro (Paty Llanos, 32'/2ºT) ; Analuyza (Sandoval, INT.), Priscila (Soll, 31'/2ºT) e Belén Aquino. Técnico: Lucas Piccinato
Colo-Colo (2)
Torrero; Olivares, Bogarín, Clavijo e Ramírez (Hidaldo, 13'/2ºT) ; López (Ascanio, INT.), Jiménez e Aedo; Olave (Álvarez, 36'/2ºT), Grez (Urrutia, 31'/1ºT) e Viso. Técnico: Tatiele Silveira
GOLS: Priscila (I), aos 16 e 19min do 1º tempo e aos 27min do 2º tempo, Isa Haas (I), aos 10 do 2º tempo; Bogarín (C), aos 28min 1º tempo, e Viso (C), aos 46min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Eskerdinha, Tamara Bolt, Priscila e Zóio (I)
ARBITRAGEM: Milagros Arruela, auxiliada por Vera Yupanqui e Gabriela Moreno (trio peruano)
LOCAL: Estádio Pascual Guerrero, em Cali
Próximo jogo
Quarta-feira, 18/10 - 21h30min
Corinthians x Inter
Estádio Pascual Guerrero - Libertadores Feminina (semifinal)