Além de manter o 100% de aproveitamento e ampliar a sequência de invencibilidade em clássicos, a vitória do Grêmio, por 2 a 1, diante do Inter, representou um passo a mais na consolidação do trabalho de Marcelo Frigério, o Tchelo. O treinador completou apenas o seu terceiro jogo oficial à frente das Gurias Gremistas.
Em seu primeiro enfrentamento contra a equipe rival, o treinador destacou que pôde, de fato, entender o peso da partida. Além disso, depois de goleadas contra Flamengo de São Pedro e Brasil-Far, de menor nível técnico, o rendimento contra o Inter demonstrou o quanto o elenco já está habituado ao seu sistema de jogo.
— Para mim, é muito importante porque eu comecei a entender o que é Gre-Nal de verdade. Baseado nisso, a importância é a máxima possível. Gre-Nal é um jogo à parte, não se joga, se ganha. Foi muito importante porque tive meu primeiro parâmetro em relação à nossa equipe — avaliou Tchelo em entrevista à reportagem de GZH.
Contratado em julho para assumir a vaga deixada por Felipe Endres, o novo treinador se mostrou satisfeito a partir da postura apresentada nos três jogos deste Gauchão Feminino. Os placares estão sendo reflexo do novo DNA que está sendo implementado.
— O mais importante é que a cada treino, a cada jogo, nós vemos uma melhora. Se continuarmos nesta mesma pegada, vamos atingir um nível muito bom para desempenhar o futebol que eu espero. Um futebol bonito, futebol apoiado e de muita garra. Claro, temos muito a crescer e a melhorar — completou.
Um dos exemplos desta nova construção é Rafa Levis. A meio-campista, que já caiu nas graças dos torcedores por seu rendimento em temporadas anteriores, está recuperando seu protagonismo. Diante do Inter, no CT Hélio Dourado, ela deixou o banco de reservas para fazer a diferença em uma das suas melhores características: cobrou falta com perfeição, sem chances para a goleira Gabi Barbieri.
A camisa 10 está passando por um processo de adaptação junto ao treinador, buscando aliar a qualidade técnica com o novo modelo de jogo.
— Eu tenho muito cuidado com ela, converso bastante. Tento fazer que ela entenda que a forma que já jogou aqui no Grêmio, em outros trabalhos, é diferente daquilo que eu penso de futebol. Eu gosto de um jogo mais intenso, que a gente pressione quando perder a bola. Um jogo diferente do que ela estava acostumada. Ela tem a característica da armadora clássica, mas está se adaptando. Eu quero que ela seja mais intensa com ou sem a bola. Ela está passando por um processo de assimilação. É um processo que ela comprou, e a cada jogo está melhorando.
Depois da vitória, o elenco tricolor irá ganhar um período de descanso. Em função da disputa da Copa Libertadores, com a participação do Inter, o Gauchão terá uma pausa. A próxima partida será no dia 22 de outubro, contra o Elite, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Restarão três rodadas