O Flamengo de São Pedro tem uma particularidade no elenco durante a disputa do Gauchão Feminino de 2023. No grupo, formado por cerca de 30 atletas, irmãs gêmeas. As atacantes Juliana e Mariana, de 19 anos, jogam futebol desde a infância e, agora, estão tendo a oportunidade de participar de um campeonato profissional, na busca pela visibilidade e pelo sonho de viver do esporte.
— Jogamos desde a infância, quando tínhamos uns quatro anos. Na escola, também. O futebol é a nossa vida — conta Mariana.
Os cerca de 15 anos de "experiência" no futebol tiveram um capítulo especial no último domingo (27). No embate com o Elite, no Bertholdo Christmann, Mariana pôde estrear pela equipe rubro-negra. Aos 28 minutos do segundo tempo entrou justamente na vaga da irmã.
— Eu fiquei muito feliz pela Mariana, porque foi a estreia dela. Eu preferia ter saído mesmo para que ela entrasse, foi da melhor forma — enfatiza Juliana.
— É uma emoção que não tem explicação. Eu sonhava desde pequena e aquele dia foi a realização, ainda mais podendo entrar no lugar da minha irmã — complementa Mariana.
As duas contaram com o apoio de familiares e amigos, que acompanhavam a transmissão e vibravam por ambas. No Gauchão, Juliana é um dos destaques das Gurias do Yucumã. Em cinco jogos, são seis gols e uma assistência.
— Quero continuar ajudando o time, mostrando o que sei fazer e me destacando. Estou muito feliz com o momento, porque é consequência do meu trabalho. Quero continuar assim, ajudando o time e mostrando para os outros que dá. É só acreditar e batalhar — comemora a artilheira.
Colegas de posição, as duas sonham alto e almejam viver do futebol no futuro próximo. Por ora, no entanto, precisam conciliar a rotina com o amor pelo esporte. Durante o dia, Juliana trabalha numa loja de produtos automotivos. Enquanto Mariana atua em uma loja de elétrica. À noite, as duas disputam competições de futsal e ainda arrumam tempo para treinamentos em academia.
— É uma rotina cansativa, mas nós amamos isso. É tudo para nós. Durante o dia, trabalhamos e, à noite, jogamos por vários times de futsal, em campeonatos diversos — detalha Mariana.
Classificação e vaga à Série A-3
Na vice-liderança, com 12 pontos, o Flamengo de São Pedro está virtualmente classificado à segunda fase. A confirmação da vaga pode vir neste domingo (3), às 15h, contra o Vidal Pro. Se vencer, o time de Tenente Portela estará garantido na próxima etapa.
— Espero que o time vá longe, eu jogando ou não. A torcida fica sempre. Estamos quase classificadas e, se Deus quiser, domingo sairemos com a vitória e a vaga — torce Mariana.
Conquistada a classificação, vem o próximo passo: a luta pela vaga à Série A-3. Na última temporada, as Gurias do Yucumã disputaram a terceira divisão do Brasileirão Feminino e chegaram à segunda fase.
— É o objetivo do time (a vaga na Série A-3). O Tiago (Rodrigues, técnico) sempre fala que treinamos para isso, pensando grande, uma ajudando a outra para conquistar essa vaga e ir para o Brasileirão de novo — finaliza Juliana.