Os mais de 49 mil torcedores que lotaram as arquibancadas do Estádio de Brisbane ajudaram a seleção australiana a fazer história neste sábado (12). Após um empate em 0 a 0 e 20 pênaltis batidos, as anfitriãs venceram a França por 7 a 6 e avançaram às semifinais da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez. O adversário da próxima fase sairá do embate entre Colômbia e Inglaterra.
Durante os mais de 120 minutos de bola rolando, as seleções dividiram o protagonismo. Ao término do embate, eram 49% de posse de bola para as australianas, contra 51% das francesas. Em finalizações: 14 a 17 para as donas da casa.
Para tentar avançar nas penalidades e superar a campanha de 2011 — quando terminou em quarto lugar —, a França promoveu uma alteração na meta. Nos acréscimos da prorrogação, a goleira Peyraud-Magnin deixou o campo para que Durand entrasse em campo.
A francesa chegou a defender as cobranças de Catley e Hunt, mas não foi o suficiente. Do outro lado, Arnold parou Bacha e Dali — duas vezes, depois de a arbitragem mandar voltar a cobrança. Além disso, três chutes foram na trave: dois da França, com Perisset e Becho, e um da Austrália, com a goleira Arnold.
Pelo lado francês, Diani, Renard, Le Sommer, Geyoro, Karchaoui e Lakrar converteram. Enquanto as anfitriãs fizeram com Foord, Sam Kerr, Fowler, Gorry, Yallop, Carpenter e Vine e selaram a classificação.
Agora, a Austrália acompanha o jogo entre Colômbia e Inglaterra, às 7h30min, para conhecer o adversário da próxima fase. A semifinal ocorre na próxima quarta-feira (16), às 7h, no Estádio Olímpico de Sidney.