Força, dedicação, legado e inspiração. Estes foram alguns dos termos mais utilizados para definir o que Marta representa para a geração, que será o futuro da Seleção Brasileira Feminina. Os depoimentos que virão a seguir são das atletas do elenco sub-20 do Brasil, que passaram por um período de treinos em Porto Alegre, enquanto a equipe principal estava em preparação na Austrália para a estreia na Copa do Mundo, nesta segunda-feira (24).
Em parceria com a assessoria da CBF, a reportagem de GZH questionou as jovens de 14, 16 e até 19 anos sobre o que Marta representa a cada uma delas. Veja abaixo.
Giovanna Waksman, 14 anos, atacante do Florida FC (EUA) - A Marta é a rainha do futebol! Ela é uma grande inspiração para mim.
Giovanna Barraca, 19 anos, zagueira do São Paulo - A Marta foi uma das mulheres que mostrou pra nós, atletas, que é possível chegar lá, que o sonho é possível. Ela é inspiração, exemplo de força e dedicação. Deixou e vai deixar muitos legados na história do futebol feminino.
Vitoria Amaral, 18 anos, meia do São Paulo - Para mim, a Marta representa superação e admiração. É linda a história que construiu no futebol e o tanto que lutou pela modalidade.
Julia Kerolyn, 19 anos, goleira do Botafogo - Resiliência. Marta passou situações no futebol, e mesmo passando por tudo isso, ela simplesmente não desistiu, ela lutou por nós mulheres dentro do futebol. Sou muito grata a ela.
Rhaissa, 17 anos, atacante da Ferroviária - A Marta representa tudo pra mim! Força, ela é minha referência como atleta, inspiração, o foco é a determinação dela.
Analuyza, 19 anos, meia do Inter - É uma referência para a minha geração. Uma mulher que me inspira desde criança, pelo o que ela faz dentro de campo e como representa o nosso país. Quando você veste a camisa da Seleção você está representando um país inteiro, além das pessoas de fora que se identificam com o jeito brasileiro e ela faz isso muito bem.
Alice, 18 anos, atacante do Inter - A Marta para mim é inspiração, em tudo, não só no futebol. Admiro muito a forma que ela luta pelo futebol feminino e pela igualdade.
Ana Flávia, 17 anos, atacante do São Paulo - A Marta representa para mim força, garra, vontade e dedicação.
Rebeca, 17 anos, meia do Fortaleza - A Marta é um exemplo, da luta pelo futebol feminino, é referência e inspiração.
Ana Julia, 18 anos, meia do São Paulo - A Marta é uma grande inspiração, pelo grande talento que ela tem, como também por tudo que ela já fez pelo nosso futebol. Ela é uma jogadora genial, que nos enche de orgulho por ser brasileira.
Dudinha, 18 anos, atacante do São Paulo - Ela representa força. Ela é inspiração, porque o que ela faz dentro e fora de campo foi necessário para a gente estar aqui hoje, representando o nosso país.
Guta, 18 anos, zagueira do Inter - Para mim, a Marta é uma figura de superação que vai além das quatro linhas do campo. Ela é uma mulher forte que lutou contra os preconceitos e inspirou milhares de pessoas. Hoje em dia, eu entendo a sua história e sei o quanto lutou para a nossa geração ter os privilégios que temos. Ainda falta muito para termos o mesmo reconhecimento que o masculino, mas ela continua na luta pra isso e influência nós a fazermos o mesmo.
Mari Ribeiro, 18 anos, goleira do Inter - A Marta é inspiração, o que ela fez e faz pelo futebol feminino é incrível demais e ficará para sempre marcada na história.
Gi Fernandes, 18 anos, lateral do Santos - Ela representa o futebol feminino. Ela representa luta e igualdade de gênero e é uma inspiração tanto para mim quanto para muitas outras garotas, não só nessa geração, mas também em gerações passadas e nas futuras. A Marta é uma força, é uma luta por direitos iguais e um ótimo exemplo de atleta, tanto como talento quanto como profissionalismo. A Marta, ela é a nossa rainha e sempre será.
Carla Tays, 19 anos, zagueira do Inter - Representatividade e referência. A Marta é caracterizada pela luta e pela igualdade de gênero no futebol feminino. Ela representa um país e também é referência nele.
Rillary, 17 anos, goleira do Corinthians - A Marta, ela é guerreira, ela é referência. Ela foi uma das primeiras atletas a potencializar a modalidade. Ela é rainha. Ela é tudo que uma mulher pode querer ser um dia, como atleta e como pessoa.
Giselly, 18 anos, lateral do São Paulo - Marta é referência para o futuro da nova geração do futebol feminino. Ela é exemplo de atleta e pessoa. Sinônimo de que podemos sim chegar ao topo. Merecedora de tudo que conquistou até aqui.
Ana Guimarães, 19 anos, lateral do São Paulo - A personalidade forte da Marta é inspiradora. Ela é guerreira e lutou muito para chegar onde chegou. Ela batalhou e batalha muito pela evolução do futebol feminino para que nós, da nova geração, possamos jogar e desfrutar cada vez mais do esporte.
Giovana Canali, 17 anos, Prime FC (EUA) - Marta é sinônimo de futebol feminino. Ela simboliza a realização do sonho de toda menina que ama jogar bola. Além de ter se tornado a melhor jogadora de futebol, ela inspira a todas nós a acreditarem que é possível ter uma carreira e representar com garra e orgulho o nosso Brasil.