O futuro das Gurias Coloradas no Brasileirão Feminino será decidido neste domingo (25). Diante da Ferroviária, na Fonte Luminosa, o clube precisará da vitória para seguir na disputa do título. Em busca da reversão, a confiança do grupo pode ser um dos pilares para que o retorno a Porto Alegre seja com a classificação às semifinais na bagagem.
Em entrevista concedida à reportagem de GZH, na concentração em Araraquara, o técnico Maurício Salgado destacou que a equipe sabe das dificuldades, especialmente pelo placar de 1 a o adverso. No entanto, a postura das atletas durante as atividades, as análises sobre erros e acertos, dão o norte de que é possível reverter o cenário.
— Primeiro ponto é sabermos que estamos vivos dentro da competição. Isso é fundamental. Tivemos uma semana em que as atletas demostraram muita confiança, mas com os pés no chão. Sabemos da dificuldade, o jogo começa 1 a 0 para o adversário. Estamos confiantes, especialmente pela nossa autocrítica. Coisas que poderíamos ter feito melhor e não fizemos. Achamos que fomos bem no aspecto defensivo, de anular as principais ações delas (Ferroviária), mas podemos ser melhores nisso. Sabemos que está em aberto. É aquela situação de minimizar erros e conseguir os acertos mais breves. Sabemos da importância e da dificuldade, mas estamos confiantes em buscar a classificação — afirmou o comandante.
A unidade do grupo também será fundamental em outro aspecto: suprir ausência. Para este jogo da volta, o time terá o desfalque de Belén Aquino, um dos destaques da temporada. Por conta do terceiro cartão recebido na ida, ela está suspensa. Além de promover mudança no setor ofensivo, o treinador conta com a entrega de todas.
— Todas treinam, todas fazem parte do Inter. Desde que chegamos aqui e elas sabem disso, não nos pautamos por quem não está, mas por quem está. Elas se preparam para isso, precisam estar prontas para jogar. A forma de suprir a ausência da Belén é que todo o time se ajude. Temos feito isso em outras situações e isso nos dá confiança para que a gente consiga suprir.
Apesar de estar na disputa dos mata-matas, no caminho que leva à final, o panorama em relação ao vice-campeonato do ano passado é bem diferente. O grupo passou por uma reformulação. Entre as 12 saídas do elenco, oito eram titulares.
A campanha e a própria amostragem na primeira fase ficaram abaixo em relação à última temporada. No entanto, Salgado destaca que o poder de evolução do grupo atual é maior.
— Neste ano, neste curto espaço de tempo, elas já evoluíram a ponto de nos tornarmos uma equipe competitiva, de estarmos em uma dinâmica, de jogar de igual para igual. Temos muita confiança que vamos para a semifinal. Neste aspecto, é muito mérito das atletas. Vemos muito potencial de crescimento.
Com o tropeço na ida, o Inter terá de vencer por dois gols de diferença para avançar às semifinais. Em caso de triunfo por um gol, o Colorado levará a decisão aos pênaltis. Para a Ferroviária, empate e vitória servem para confirmar a vaga. Quem passar do duelo, irá enfrentar o vencedor de Palmeiras e São Paulo.