Fora de casa, o Grêmio sofreu a segunda derrota consecutiva no Brasileirão Feminino. Em partida válida pela oitava rodada, as Gurias Gremistas levaram 2 a 1 do Avaí Kindermann. Com poucas chances criadas, o único gol da equipe tricolor foi marcado por Raquel Fernandes.
Com o resultado, a equipe gaúcha estaciona nos 10 pontos. Neste momento, o time está na 11ª posição. Na próxima rodada, o compromisso será contra a Ferroviária, domingo, no CT Hélio Dourado.
Em relação à partida contra o Flamengo, o time começou com duas mudanças: Mónica Ramos foi mantida na escalação, mas na lateral direita, enquanto Jessica Peña retornou ao meio-campo. As 11 iniciais foram: Vivi; Mónica Ramos, Tuani, Pati Maldaner e Natane; Jessica Peña, Caty e Rafa Levis; Shashá, Raquel Fernandes e Dani Ortolan.
Jogando em casa e buscando a primeira a vitória, o Avaí começou no ataque. Aos 10 minutos, Vivi fez a primeira grande defesa do jogo. Depois da cobrança de falta da intermediária, Vero recebeu na pequena área e tentou a finalização, mas a goleira gremista saiu bem para fechar o chute.
Esta foi uma das poucas chances criadas durante a etapa inicial. O Grêmio, por sua vez, chegou ao gol adversário aos 21 minutos. Shashá tentou a conclusão em um chute de longe, mas a bola saiu à esquerda do ângulo da goleira defendido por Catalina. Aos 25 minutos, o técnico Felipe Endres precisou fazer a primeira mudança. Mónica Ramos teve problema muscular e precisou ser substituída por Laís Giacomel.
Com dificuldades na criação, a equipe gaúcha tentou arriscar de longe. Foram duas chances de perigo. Aos 35, quando Caty acertou o travessão, dentro da grande área. Depois, Rafa Levis, em jogada pela direita, tentou acertar o ângulo, mas a goleira do Avaí conseguiu a defesa de mão trocada. O Grêmio terminou o primeiro tempo causando mais perigo, mas o placar ficou no 0 a 0.
O segundo tempo iniciou, novamente, com as mandantes no ataque. Aos 6 minutos, Tayane fez o lançamento da defesa, Pati Maldaner tentou o desvio no meio do caminho, mas a bola sobrou para Baião. A atacante venceu a marcação e encontrou Brendha, de forma livre, que só teve o trabalho de bater para o fundo das redes e colocar o Avaí na frente.
Logo após o gol sofrido, o técnico gremista fez a segunda mudança na equipe: a lateral Natane saiu para a entrada de Cássia, reforçando o ataque.
Na faixa dos 30 minutos, o jogo foi paralisado. Conforme relato inicial da transmissão da TV Avaí, uma das bolas caiu no espaço destinado aos torcedores do Grêmio e não foi devolvida. A arbitragem, então, foi até o espaço para conversar com o público. As autoridades policiais também foram acionadas para resolver o problema.
Com a partida restabelecida, o Grêmio buscou a recuperação no contra-ataque. Nos minutos finais, Raquel Fernandes puxou a jogada e acertou o ângulo de Catalina. Era o gol de empate aos 41 minutos.
O que parecia ser o início da virada gremista terminou com o gol do Avaí no último lance. Depois da cobrança de Dani Venturini, que acertou o travessão, a bola voltou para o campo de jogo e Vero completou para o fundo das redes.
O gol decretou a primeira vitória do Avaí em oito rodadas disputadas. Já o Grêmio, depois de perder para o Flamengo, conheceu o segundo revés consecutivo no torneio nacional.
Ficha técnica
Brasileirão Feminino — 8ª rodada —23/04/2023
AVAÍ KINDERMANN
Catalina Perez; Limpia Fretes, Siméia, Vero Riveros e Tayane (Raquel); Kamila, Rafinha Marques e Annaysa (Dani Venturini); Lourdes Gonzalez (Baião), Brendha (Raquel Beatriz) e Joy. Técnica: Carine Bosetti.
GRÊMIO
Vivi Holzel; Mónica Ramos (Laís Giacomel), Tuani, Pati Maldaner e Natane (Cássia); Jessica Peña, Caty (Duda Pedra) e Rafa Levis; Shashá (Lari Sanchez), Raquel Fernandes e Dani Ortolan (Emmily Karla). Técnico: Felipe Endress.
Gols: Brendha, aos 6 minutos, e Vero, aos 58 minutos, do segundo tempo, para o Avaí Kindermann; Raquel Fernandes, aos 41 minutos, do segundo tempo, para o Grêmio
Cartões amarelos: Joy, Bia e Baião (A)
Arbitragem: Tainan Somensi, auxiliada por Luciane dos Santos e Laizi Silva.
Local: Estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador.
Próximo jogo
Grêmio x Ferroviária
30/4, 15h
CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul