O nome de Carlo Ancelotti segue orbitando em torno da Seleção Brasileira. Com a derrota para a Colômbia na última semana, o técnico interino Fernando Diniz voltou a conviver com críticas e o anúncio do italiano foi pedido com mais insistência nas redes sociais. Ancelotti nunca disse explicitamente que irá assumir a Seleção, mas respondeu inúmeras vezes sobre a situação — saindo pela tangente em todas.
Conforme informação do repórter José Alberto Andrade, o técnico deve assumir o time já na disputa da Copa América do próximo ano, nos Estados Unidos. Se não ele, seu filho, Davide Ancelotti, estará à beira do campo na competição continental. A data de chegada do treinador a sua nova casa vai depender do desempenho do Real Madrid na Liga dos Campeões e no Campeonato Espanhol da temporada 2023/2024.
A relação entre a futura nova comissão técnica e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teve altos e baixos desde que Tite deixou a Seleção após a derrota para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, no ano passado.
Ancelotti sempre foi o nome preferido de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, para assumir a vaga da maior seleção do mundo. Mas sempre houve um empecilho a curto prazo. O italiano tinha o desejo de cumprir seu contrato com o Real Madrid até o meio da temporada que vem. Assim, Ednaldo precisava achar um nome interino para preencher a lacuna temporal entre a saída de Tite e a chegada de Ancelotti.
Fernando Diniz foi o escolhido. Com a boa campanha do Fluminense em 2023 (que acabaria com título da Libertadores), foi oficializado no começo de julho como o interino para o momento. A passagem de Diniz até agora na Seleção Brasileira se resume aos cinco jogos das Eliminatórias, nos quais teve vitórias contra Bolívia e Peru, empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai e Colômbia.
A regressiva de Diniz vai até antes da Copa América, sendo completada com amistosos contra Inglaterra e Espanha em março do ano que vem. Para o início de junho, antes da competição continental, há uma data Fifa, mas não existe ainda a confirmação de jogos. É possível que haja apenas um período de treinamentos.
No próximo dia 23 de março, em Wembley, o Brasil enfrentará a Inglaterra e, na mesma viagem, mas sem data definida, haverá um amistoso contra a Espanha em Madri, no Estádio Santiago Bernabéu, curiosamente onde trabalha Carlo Ancelotti. Fernando Diniz ainda será o responsável por dirigir a Seleção Brasileira nestas partidas.
Projeção de jogos restantes com Fernando Diniz
- 21/11/23 - Brasil x Argentina - Eliminatórias
- 23/3/24 - Inglaterra x Brasil - Amistoso
- sem data - Espanha x Brasil - Amistoso
Quando Carlo Ancelotti deve assumir?
Agora, com a informação do repórter José Alberto Andrade, o técnico deve assumir o time já na disputa da Copa América do próximo ano, nos Estados Unidos. Se não ele, seu filho, Davide Ancelotti, estará à beira do campo na competição continental. A data de chegada do treinador a sua nova casa vai depender do desempenho do Real Madrid na Liga dos Campeões e no Campeonato Espanhol.
O que pensa o Real Madrid sobre a saída de Ancelotti?
Em meio à novela sobre a possível vinda de Carlo Ancelotti à Seleção Brasileira, a possibilidade de o italiano renovar com o Real Madrid ganhou força na Espanha. O site espanhol "Relevo" informou nos últimos dias que a diretoria do clube espanhol "começou a considerar a possibilidade" de estender o vínculo do treinador.