Bicampeão da Copa do Mundo, o Uruguai anunciou na segunda-feira (15) o seu novo treinador para o mundial de 2026: Marcelo Bielsa. O argentino de 67 anos já comandou a seleção do seu país, do Chile e equipes de diversos países.
O programa No Mundo da Copa do último sábado (20) abordou o tema com Bruno Silva, uruguaio ex-Inter que hoje é auxiliar técnico. Com o ex-lateral-direito, Eduardo Gabardo e Leonardo Oliveira falaram sobre os desafios de Bielsa no Uruguai.
— A repercussão é muito grande, um treinador do porte do Bielsa. Não só no Uruguai, mas em nível mundial. Nós, uruguaios, esperamos que o trabalho seja como foi em outras seleções, outro times. Com a energia dele, ele pode dar "ordem" em alguns aspectos do futebol uruguaio — destacou o ex-atleta.
Uma pauta para o novo treinador celeste é Luis Suárez, de 36 anos. O centroavante do Grêmio é amigo de Bruno Silva, eles atuaram juntos na seleção e nos times holandeses Groningen e Ajax.
— Me sinto privilegiado de ter acompanhado toda a carreira dele (Suárez) e ver o cara em que ele se transformou. O pai que ele é, a pessoa, o profissional. O que ele alcançou com o futebol em nível mundial. Temos uma relação muito boa. Tenho ido a Porto Alegre, na casa dele, e conversado bastante. Feliz pelo momento dele, com muitos gols — celebrou o agora técnico.
Depois de mais de uma década na Europa, Suárez voltou a morar na América do Sul. Primeiro no Uruguai, em 2022, e agora em Porto Alegre.
— Luis está feliz, está bem. Muda muita coisa. Muito tempo morando em outra cultura, outro lugar. A adaptação é mais lenta, mas está muito bem. A família também, os filhos — contou o ex-jogador.
Bruno Silva também falou sobre o trabalho do antigo treinador do Uruguai, Óscar Tabárez, as amizades que mantém da época de Inter e a sua carreira como técnico.