A Croácia será a adversária da Seleção Brasileira, na sexta-feira (9), pelas quartas de final da Copa do Mundo. Classificada na segunda colocação do Grupo F, a equipe croata empatou três partidas e venceu apenas uma no tempo normal no Catar.
Apesar de não ter o favoritismo contra o Brasil, a atual vice-campeã do mundo têm jogadores em seu plantel que podem fazer a diferença. Os remanescentes da última Copa são: Modric, Perisic, Kovacic, Brozovic, Lovren, Vida, Kramaric e Livakovic.
GZH separou informações sobre estes atletas e outros que o Brasil precisará ficar de olho se quiser fazer uma boa partida e se classificar para a semifinal da maior competição de nações do planeta.
Luka Modric
Eleito o melhor jogador do mundo em 2018, Luka Modric, de 37 anos, mantém o seu bom futebol e é o camisa 10 da Croácia e do Real Madrid.
O meio-campista é referência na equipe treinada por Zlatko Dalić. Quase todas as jogadas ofensivas passam pelos pés dele. Em algumas ocasiões, joga mais adiantado, mas também costuma recuar para ajudar na saída de bola.
Desde 2012, Modric defende um dos principais clubes do mundo — talvez o europeu mais vencedor. O pilar da seleção croata está na sua quarta participação em Copas (2006, 2014, 2018 e 2022). São 159 jogos e 23 gols com a camisa vermelha e branca xadrez.
Ivan Perisic
Jogador do Tottenham, Ivan Perisic é outro destaque nesta segunda boa campanha de seu país em Copas. O meia costuma atacar muito pelos lados do campo e é um dos grandes nomes da "geração Modric".
Uma das principais jogadas desta seleção, a inversão de bola de um lado para o outro, na qual estão Perisic e Kramaric, é uma das armas que o Brasil terá de ficar atento nesta sexta-feira (9). O atleta de 33 anos têm 120 jogos com a camisa da Croácia e marcou em 33 oportunidades.
Mateo Kovacic
O meia do Chelsea é outro jogador importante para esta equipe croata, que foi vice na Rússia e está no Catar. Com 28 anos, Mateo Kovacic já têm 88 jogos pela Croácia. São três bolas na rede com a camisa de sua nação.
Josko Gvardiol
Com apenas 20 anos, Josko Gvardiol é uma das principais revelações nesta Copa do Catar. Em contrato com o RB Leipzig, da Alemanha, o jovem tem tudo para ter seu nome ventilado em gigantes europeus para a continuidade da temporada 2022/2023.
Com apenas 16 partidas com a camisa quadriculada, o zagueiro já fez um gol. Ele é postulante a seleção da Copa, mesmo se sua seja eliminada para o Brasil.
Gvardiol faz dupla defensiva com o experiente Dejan Lovren, que está em seu terceiro Mundial consecutivo. A mistura do atleta calejado com o sangue novo na seleção tornou a Croácia forte na parte de trás.
Dominik Livakovic
Reserva em 2018, Dominik Livakovic teve a missão de substituir Danijel Subasic, que era o titular no último Mundial. Aos 27 anos, o atleta do Dinamo de Zagreb pegou três pênaltis na disputa contra o Japão pelas oitavas de final, colocando sua seleção nas quartas.
Nesta Copa, Livakovic sofreu apenas dois gols, um na goleada de sua equipe em cima do Canadá, e outro nas oitavas (diante do Japão). Os croatas contam com o camisa 1 para fechar o gol em um confronto com um adversário muito forte ofensivamente. Um de seus pontos fracos é a bola aérea.
O vencedor de Brasil x Croácia jogará a semifinal contra o ganhador de Holanda e Argentina, que também se enfrentam nesta sexta-feira (9), no jogo das 16h.
*Produção: Nikolas Mondadori