Um dos ícones do futebol sul-americano nos últimos anos, o uruguaio Diego Lugano fez críticas duras às arbitragens da Copa do Mundo. Além de reclamar dos erros que, segundo ele, causaram a eliminação do Uruguai no Mundial, o ex-zagueiro acredita que a Argentina foi beneficiada pelos árbitros por conta da influência do craque Lionel Messi.
— Messi é um craque espetacular e que está no seu melhor momento na carreira. Isso naturalmente gera uma empatia em nível mundial e isso se vê às vezes em muitas decisões das arbitragens — reclamou Lugano em entrevista a GZH, na entrada do estádio Al Bayt, momentos antes da semifinal entre França e Marrocos, nesta quarta (14).
O ex-zagueiro não fez qualquer insinuação de atos ilícitos e nem apresentou qualquer teoria conspiratória de um suposto benefício orquestrado em favor da Argentina. Contudo, segundo o ex-defensor do São Paulo e da seleção uruguaia, a fama de Messi acaba induzindo os árbitros a beneficiar os argentinos nos jogos.
— A influência dele é muito grande dentro de campo, tanto para o mundo do futebol, como para os árbitros. É a realidade de hoje. O Uruguai, por exemplo, foi eliminado da Copa por erros de arbitragem. Algumas equipes são beneficiadas e outras, prejudicadas — protestou.
Lugano ainda comentou a eliminação do Brasil, derrotado nas quartas de final pela Croácia.
— A Seleção Brasileira era a favorita na minha opinião. Gosto do Brasil, o time se preparou muito bem e chegava muito bem. Teve azar nas primeiras rodadas, com muitas contusões, e isso pode ter influenciado negativamente. Contra a Croácia, faltou aquela sorte que outros times brasileiros tiveram em momentos dramáticos — analisou.
Por fim, Lugano defendeu o técnico Tite e os jogadores brasileiros das críticas que a Seleção vem sofrendo pela eliminação.
— Claro que pode ter tido erros táticos e técnicos, mas foram detalhes muito mínimos. Acho que não justificam as críticas que os brasileiros vêm sofrendo — finalizou.