Após especulações nas redes sociais sobre um possível erro da arbitragem da partida entre Espanha e Japão, que classificou os asiáticos para as oitavas de final da Copa do Mundo, a Fifa divulgou um vídeo para assegurar que a decisão tomada durante a partida estava correta.
O momento em questão ocorre logo antes do gol da virada dos japoneses, que venceram a partida por 2 a 1. O passe que levou à finalização ocorreu praticamente fora do gramado, levantando a questão: a bola saiu ou não? Enquanto muitas imagens pareciam sugerir que a bola teria ultrapassado o limite das quatro linhas, uma análise das imagens parece acabar com a discussão.
"Definitivo", destacou a Fifa na legenda de um vídeo sobre o lance, publicado nesta sexta-feira (2) nas redes sociais. Confira abaixo:
"O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de campo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não", destaca o clipe. Pelas regras do futebol, o lance só seria anulado se a bola tivesse saído completamente de jogo.
O resultado da partida garantiu a classificação do Japão em primeiro lugar do Grupo E, após sua vitória contra a Alemanha na estreia e derrota para a Costa Rica. Espanha, que venceu de goleada os latino-americanos e empatou com os europeus, foi classificada em segundo, devido ao saldo de gols. Já os alemães e costa-riquenhos foram eliminados, apesar da vitória da Alemanha sobre a Costa Rica.