A segunda eliminação consecutiva da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo marca uma sequência de vexames da tetracampeã que jamais havia acontecido na história. Desde o título em 2014, a seleção vem sofrendo na maior competição de nações do planeta.
A vitória de 4 a 2 sobre a Costa Rica nesta quinta-feira (1º) não foi o suficiente para a equipe treinada por Hansi Flick passar para às oitavas da Copa no Catar. A derrota para o Japão na estreia e o empate com a Espanha culminaram na desclassificação precoce dos alemães.
No Mundial da Rússia, em 2018, a situação foi ainda pior. Com apenas uma vitória e duas derrotas, a atual campeã do mundo daquela edição amargou a última colocação de um grupo que contou com México, Suécia e Coreia do Sul.
Quando ganharam dos suecos, a esperança de passar de fase de forma heroica voltou aflorar, porém, caiu por terra após derrota para os sul-coreanos. O triunfo sobre a equipe europeia e a vitória desta quinta-feira (1) sobre os costa-riquenhos foram as únicas duas vezes em que os alemães tiveram o gosto de vencer na Copa, desde que a conquistaram pela última vez.
Os últimos jogos da Alemanha desde a final de 2014
- 2014: Alemanha 1x0 Argentina (prorrogação) - final
- 2018: Alemanha 0x1 México - fase de grupos
- 2018: Alemanha 2x1 Suécia - fase de grupos
- 2018: Alemanha 0x2 Coreia do Sul - fase de grupos
- 2022: Alemanha 1x2 Japão - fase de grupos
- 2022: Alemanha 1x1 Espanha - fase de grupos
- 2022: Alemanha 4x2 Costa Rica - fase de grupos
Após a final de 2014 contra a Argentina, a campanha alemã têm: duas vitórias, um empate e três derrotas.