Um vídeo que flagra o ex-jogador camaronês Samuel Eto'o dando uma joelhada em um "youtuber" argelino viralizou nesta terça-feira (6) nas redes sociais. As imagens mostram o atual presidente da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot) acertando o rosto de Sadouni SM, que cai no chão. Eto'o estava cercado de várias pessoas que não conseguiram contê-lo, apesar de seus esforços.
A cena aconteceu nos arredores do estádio 974, após a goleada do Brasil por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Ao redor da confusão também aparecem torcedores brasileiros com camisas da Seleção.
No início do vídeo, que dura 57 segundos, é possível ver Eto'o fazendo selfies com fãs antes de ser abordado pelo youtuber, que pronuncia claramente "Gassama! Gassama!".
Ele se referia ao árbitro gambiano Bakary Gassama, que apitou o jogo de volta da repescagem entre Argélia e Camarões (1 a 2), que selou a classificação dos Leões Indomáveis ao Mundial do Catar. Após a eliminação, surgiram rumores na Argélia de que o árbitro tinha sido subornado.
— Fiz tudo isso pela Argélia — explicou Sadouni SM, que conta com 66 mil seguidores no YouTube, nesta terça-feira em um vídeo. — Estou na delegacia para a investigação. O vídeo precisa ser compartilhado. Como Eto'o é famoso, tenho medo de que abafem o caso, mas confio na polícia catari. Eto'o quebrou minha câmera e meu microfone, me acertou aqui (apontando para o queixo).
Um representante da Fecafoot disse à AFP que o ex-jogador não queria dar declarações. Pelas redes sociais, o jogador publicou um pedido de desculpas em inglês e francês:
"Gostaria de me desculpar por perder a paciência e reagir de uma forma que não combina com minha personalidade. Peço desculpas ao público por este infeliz incidente. Prometo continuar a resistir às provocações implacáveis e ao assédio diário de alguns torcedores argelinos", escreveu.
Na sequência do texto, abordou mais detalhes sobre as tensões com a outra nação africana. "De fato, desde o jogo Camarões x Argélia, no dia 29 de março, em Blida, tenho sido alvo de insultos e acusações de trapaça sem nenhuma evidência. Durante esta Copa do Mundo, torcedores camaroneses foram perseguidos e importunados por argelinos sobre o mesmo assunto. Gostaria de mencionar que a derrota da Argélia foi cruel, mas perfeitamente de acordo com as regras e a ética do nosso esporte".
Eto'o também pediu às autoridades da Argélia que terminem o assunto. "Todos os recursos feitos pela Federação Argelina de Futebol às jurisdições competentes foram rejeitados. Apelo, portanto, às autoridades argelinas e à Federação para que assumam as suas responsabilidades para acabar com este clima insalubre antes que ocorra uma tragédia mais grave. Aos adeptos do Fennecs (símbolo da Argélia), desejo que encontrem a paz e consigam ultrapassar a desilusão de uma derrota dolorosa, que já ficou para trás".
Este é o vídeo que repercutiu nas redes sociais. Alerta: as imagens são fortes.