Em uma Copa do Mundo de muitos acréscimos, os nove dados pelo árbitro Mario Alberto Escobar Toca fizeram com que o Irã chegasse à primeira vitória na Copa do Mundo do Catar. Em um chute de fora da área, Cheshmi, aos 54 minutos, e Ramin, em um contra-ataque, aos 55 minutos do segundo tempo, fizeram os gols que garantiram os primeiros três pontos iranianos na competição. A vitória por 2 a 0 sobre País de Gales deixa os asiáticos na segunda colocação do Grupo B e com grandes chances de classificação.
Agora, na última rodada, os iranianos jogam contra os Estados Unidos na terça-feira (29), às 16h. Os galeses duelam contra os ingleses, no mesmo dia e no mesmo horário.
Do lado europeu, Moore assumiu a titularidade no ataque e entrou no lugar de James, que foi titular no empate com os Estados Unidos na estreia na Copa. Nos asiáticos, Azmoun, estrela do Irã e titular no Bayer Leverkusen, se recuperou da lesão e voltou a começar uma partida.
Os iranianos começaram na pressão, marcando alto, mas a primeira oportunidade foi do time do País de Gales. Em um cruzamento na área, Moore apareceu bem para finalizar, mas Hosseini conseguiu a defesa.
Aos 15 minutos, o Irã até chegou ao gol, mas o VAR anulou por impedimento. Em uma troca de passes, Gholizadeh ficou sozinho para concluir e botou para a rede após o passe de Taremi, mas estava adiantado.
Apesar do gol anulado, os iranianos seguiram pressionando. A bola foi cruzada na área em falta na intermediária, e Azmoun cabeceou para fora. Os galeses tentaram responder, mas sem muita qualidade.
A bola sobrou para Bale perto da grande área, mas o meia chutou fraco, sem problemas para a defesa de Hosseini. A resposta dos iranianos veio mais tarde. Em mais um cruzamento do Irã para a área. Azmoun se esticou, mas não conseguiu finalizar para o gol.
As duas equipes voltaram iguais para o segundo tempo e o jogo seguiu na mesma tônica, com pressão iraniana. O placar quase foi aberto logo aos seis minutos da etapa final. Primeiro, em contra-ataque, Azmoun recebeu nas costas da zaga e concluiu na trave. Na sequência, em chute da entrada da área, Gholizadeh mandou mais uma vez na trave. No rebote, Azmoun ainda apareceu para cabecear, mas Hennessey ficou com a bola.
Melhor no jogo, o Irã pressionava, mas não conseguia abrir o placar. País de Gales, por outro lado, sofreu com a falta de criatividade para sair da pressão. Azmoun, que ficou de fora da estreia, sentiu novamente uma lesão e deixou o gramado para a entrada de Ansarifard.
Mesmo com Gareth Bale em campo, a pressão iraniana era forte. As melhores oportunidades surgiam para os asiáticos, mas eles esbarravam na falta de pontaria.
Em um lance de contra-ataque, Taremi foi lançado, ia driblando o goleiro, mas foi derrubado por Hennessey. Na primeira decisão, o árbitro guatemalteco deu cartão amarelo. No entanto, foi chamado pelo VAR e reviu o lance. Assim, expulsou o galês — a primeira expulsão da Copa do Mundo.
Se a pressão já era grande, ficou ainda maior. Praticamente no final, o Irã ainda assustou em chute de fora da área, mas a bola passou ao lado do gol de Ward. A emoção ficaria para os instantes derradeiros.
Os gols saíram nos acréscimos. Cheshmi marcou de fora da área, aos 54 minutos. O segundo gol saiu 55, com Ramin, aproveitando contra-ataque.
Copa do Mundo - Grupo B
PAÍS DE GALES: Hennessey; Mepham, Rodon e Ben Davies; Roberts (Brennan Johnson, 11’/2T), Ampadu (Allen, 32’/2T), Ramsey (Ward, 42’/2T), Wilson (Johnson, 11’/2T) e Williams; Bale e Moore. Técnico: Robert Page
IRÃ: Hosseini; Rezaein, Majid Hosseini e Mohammadi; Hajsafi (Torabi, 32’/2T), Ezatolahi (Karimi, 38’/2T), Gholizadeh (Jahanbakhsh, 32’/2T) e Nourollahi (Cheshmi, 33’/2T); Pouraliganji, Taremi e Azmoun (Ansarifard, 23’/2T).Técnico: Carlos Queiroz
Gols: Cheshmi, aos 54, e Ramin, aos 55 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rodon (PG) e Ramin Rezaein (I)
Cartão vermelho: Hennessey (PG).
Arbitragem: Mario Alberto Escobar Toca (Guatemala), auxiliado por Caleb Wales (Trinidad e Tobago) e Juan Carlos Mora (Costa Rica). VAR: Drew Fischer (Canadá)
Local: Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan