A quinta-feira (24) de Copa do Mundo marcou o término da primeira rodada da fase de grupos. O dia começou com um uma vitória magra da Suíça sobre Camarões, por 1 a 0, e terminou com uma atuação convincente do Brasil, que superou a Sérvia por 2 a 0.
Teve também a estreia sem brilho do Uruguai, que não saiu do 0 a 0 com a Coreia do Sul. O placar sem gols é, aliás, o mais repetido no Mundial do Catar — foram quatro até o momento.
Confira a seguir cinco momentos do quinto dia do Mundial do Catar selecionados por GZH:
Embolo marca contra Camarões
A Copa do Mundo do Catar tem 137 jogadores naturalizados entre os convocados. Somente Brasil, Argentina, Arábia Saudita e Coreia do Sul não têm atletas nascidos em outros países atuando com suas respectivas camisetas.
Nesta quinta-feira, na vitória suíça diante dos camaroneses, ocorreu um fato que entrou para a história. O centroavante Embolo, nascido em Camarões, mas criado na Suíça, foi o autor do gol que selou triunfo europeu por 1 a 0. Está foi a primeira vez em Mundiais que um jogador naturalizado marcou diante do seu país de nascimento.
Decepção uruguaia
Os nossos vizinhos fizeram uma estreia sem brilho e ficaram no 0 a 0 com a Coreia do Sul, no Estádio Cidade da Educação, em Doha. A equipe do técnico Diego Alonso não conseguiu mostrar um bom futebol durante os 90 minutos.
O setor ofensivo foi formado por Suárez e Núñez, o que pode significar fim de uma era. Ou melhor, de uma dupla. Cavani, velho parceiro de Suárez, entrou somente na etapa final, justamente no lugar do velho companheiro de ataque.
Outra reclamação foi a ausência de Arrascaeta, craque do Flamengo, que permaneceu o tempo todo no banco de reservas, mesmo com o Uruguai mostrando dificuldade na articulação das jogadas. A Celeste volta a campo na segunda-feira (28), às 16h, contra Portugal, em Lusail.
Mais um recorde para Cristiano Ronaldo
A fase pode até não ser das melhores, mas Cristiano Ronaldo fez história na estreia de Portugal no Mundial do Catar. De pênalti, CR7 abriu o placar no triunfo de 3 a 2 e tornou-se o primeiro jogador da história a balançar as redes em cinco edições de Copas do Mundo.
A vitória portuguesa foi completada com gols de João Félix e Rafael Leão. André Ayew e Bukari anotaram os gols dos africanos. Portugal volta a campo na segunda-feira (28), às 16h, para encarar o Uruguai. No mesmo dia, às 10h, a Gana encara a Coreia do Sul.
A atuação de Richarlison
O Brasil estreou na Copa do Mundo e convenceu. Depois de um primeiro tempo com poucas oportunidades, a equipe de Tite deslanchou na etapa final. Os gols da vitória por 2 a 0 foram marcados por Richarlison. O segundo certamente concorrerá entre os gols mais bonitos do Mundial. Depois de um cruzamento cheio de categoria de Vinicius Jr, o camisa 9 completou com um belo voleio, tirando qualquer chance de defesa para o goleiro sérvio.
Na saída de campo, o atacante do Tottenham, da Inglaterra, comemorou a atuação e celebrou o desempenho da Seleção Brasileira:
— Sonho de criança (realizado). Tivemos uma boa partida ao meu ver, principalmente no segundo tempo, conseguimos tirar vantagem de nossa qualidade. Lembro que no dia que fui fazer exame (pós-lesão), foi o mais demorado da minha vida. Tite viu meu esforço e minha vontade de estar na Copa do Mundo — destacou.
Mais um drama para Neymar
Na vitória brasileira sobre a Sérvia, por 2 a 0, o atacante Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito e teve de ser substituído aos 34 minutos do segundo tempo. Este é mais um drama vivido pelo craque em Mundiais. Em 2014, após sofrer uma dura entrada de Zúñiga, da Colômbia, o camisa 10 teve uma vértebra fraturada e ficou de fora da competição.
A expectativa é que desta vez o inchaço no local seja apenas um susto. Na coletiva após a partida, o técnico Tite demonstrou confiança na recuperação do atacante:
— Pode ter certeza que o Neymar vai jogar a Copa. Tenho certeza absoluta disso. Ele vai jogar a Copa — garantiu o treinador.