A Seleção Brasileira começou a caminhada na Copa do Mundo nesta quinta-feira (24) e convenceu. O Brasil superou a Sérvia, por 2 a 0, com dois gols de Richarlison, no Estádio de Lusail. Após um primeiro tempo com poucas oportunidades, os comandados de Tite deslancharam na etapa final. Na coletiva após a partida, o treinador explicou a mudança no posicionamento da equipe que acabou facilitando a produção ofensiva.
— A equipe fez o 2 a 0 jogando da mesma forma. Tivemos um reposicionamento com as mesmas peças. Trouxemos o Paquetá para uma outra função, vindo mais de trás. Seguindo com a construção em 2-3-5. Foi o mesmo sistema. A nossa equipe tem essas variações — destacou Tite, elogiando o desempenho na estreia:
— No contexto geral foi uma vitória consistente, mas com diferentes jogos dentro do próprio jogo. Nós conhecemos como é jogar no mundo árabe. Nós vivenciamos isso. A aceleração começa muito grande e vai caindo para quem não tiver virtudes físicas. No primeiro tempo não tivemos o nosso padrão normal. No segundo tempo, com o reposicionamento do Paquetá, as jogadas começaram a fluir.
Tite aproveitou para elogiar a qualidade do rival, considerado o principal adversário no Grupo G.
— É uma equipe que eliminou Portugal nas Eliminatórias. É um adversário de nível. (Também) No aspecto emocional, que é importante. São jogadores que jogam na Europa na naturalidade — pontuou Tite.
Neymar também foi assunto de Tite. O camisa 10 foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo em razão de uma entorse no tornozelo direito. De acordo com Rodrigo Lasmar, médico da delegação brasileira, o craque irá realizar exame nesta sexta-feira (25). Para o técnico, no entanto, não há dúvida de que Neymar estará apto para a sequência do Mundial.
— Em relação ao Neymar, ele permaneceu nos dois gols que fizemos sentindo o tornozelo. A equipe precisava dele. Nos dois lances ele participou de alguma forma e mostrou capacidade de superar a dor. Pode ter certeza que o Neymar vai jogar a Copa. Tenho certeza absoluta disso. Ele vai jogar a Copa — garantiu Tite.