Cristiano Ronaldo fez história nesta quinta (24) na estreia de Portugal na Copa do Mundo com vitória sobre Gana. De pênalti, CR7 abriu o placar no triunfo de 3 a 2 e tornou-se o primeiro jogador da história a balançar as redes em cinco Mundiais diferentes. Os jovens João Félix e Rafael Leão marcaram os outros gols portugueses enquanto André Ayew e Bukari anotaram os gols africanos.
Com a vitória, a seleção europeia assume a liderança do Grupo H já que Uruguai e Coreia do Sul empataram na abertura da rodada. Portugal volta a campo na segunda-feira (28), às 16h, para encarar o Uruguai. No mesmo dia, às 10h, a Gana encara a Coreia do Sul.
Na estreia de Cristiano Ronaldo em sua provável última Copa do Mundo, o técnico Fernando Santos tratou de rodear o craque de jogadores ofensivos. A equipe teve do meio para frente, além do volante Rubén Neves, um quinteto formado por Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix, Otávio (brasileiro formado pelo Inter naturalizado português) e, claro, CR7.
Portugal foi dono da posse de bola ao longo do primeiro tempo. Foram raros os momentos que Gana conseguiu sair de seu campo e construir alguma jogada.
O problema português, porém, gerava espaços diante de um selecionado africano que se postava compacto em um sistema que tinha cinco jogadores na defesa, outros três no meio e os atacantes André Ayew e Iñaki Williams bastante dedicados na marcação.
Assim, Portugal teve sua principal chance nos primeiros 45 minutos em uma jogada que começou em um erro de passe de Gana. Rubén Neves interceptou no meio-campo e tocou para Bruno Fernandes, que foi rápido para acionar Cristiano Ronaldo. Mas CR7 teve uma rara dificuldade de domínio que permitiu ao goleiro Ati sair rápido para bloquear a finalização.
Cristiano Ronaldo voltou a levar perigo aos 12 em cruzamento de Raphaël Guerreiro, quando cabeceou perto do gol. O craque português até chegou a balançar as redes aos 30 minutos, mas o gol não valeu porque ele fez falta em um defensor.
O jogo foi para o intervalo com um grande domínio de Portugal, que teve 70% de posse de bola e sete finalizações. Já Gana sequer chutou ao gol de Diogo Costa podendo se dar por satisfeita por ter segurado o 0 a 0 até então.
Segundo tempo
O panorama da partida seguiu o mesmo na etapa final. Mas na medida em que o tempo passava, Portugal começava a se desorganizar em sua busca pelo ataque. Aos 9 minutos, Gana conseguiu encaixar seu primeiro contra-ataque na partida. Kudus avançou em velocidade e chutou de fora da área uma bola que passou perto.
Fernando Santos fez a primeira mudança logo depois. Aos 10, William Carvalho entrou no lugar de Otávio. Com isso, Portugal mexeu em seu sistema. Saiu do 4-4-2 com losango e passou a jogar no 4-2-3-1 tendo Carvalho alinhado a Rubén Neves, com Bruno Fernandes, Bernardo Silva e João Félix formando uma linha de três atrás de CR7. O jogo mudou completamente a partir daí.
Logo Portugal conseguiu chegar ao gol. Aos 19, Cristiano Ronaldo foi acionado na área e caiu na disputa com Salisu. O árbitro Ismael Elfath marcou um pênalti duvidoso que CR7 aproveitou. O craque bateu o pênalti com firmeza e abriu o placar para fazer história. Com esse gol, Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro jogador da história a balançar as redes em cinco Copas do Mundo diferentes.
Em desvantagem, Gana precisou adotar uma postura mais ofensiva. Aos 26, Kudus chutou forte de fora da área e obrigou Diogo Costa a fazer uma difícil defesa. Um minuto depois, no entanto, o goleiro português não pôde fazer nada. Kudus dessa vez entrou na área e cruzou para André Ayew, que chegou antes de Raphaël Guerreiro e empatou: 1 a 1.
Em busca da vitória, Fernando Santos voltou a ficar com apenas um volante em campo e mandou Rafael Leão a campo no lugar de Rubén Neves. A ousadia foi premiada e Portugal voltou a ficar em vantagem no placar aos 32 minutos. Dessa vez foram os europeus que tiveram o contra-ataque a seu favor. Bruno Fernandes ligou o passe para João Félix, que deu um toque na saída de Ati para marcar seu primeiro gol em Mundiais.
Outro a estrear como goleador em Copas do Mundo foi Rafael Leão. O atacante do Milan recebeu pelo lado esquerdo da área e bateu cruzado para ampliar a vantagem portuguesa.
Com o 3 a 1, Fernando Santos se deu ao luxo de tirar Cristiano Ronaldo, João Félix e Bernardo Silva já pensando no confronto com o Uruguai na próxima rodada. Gana ainda conseguiu diminuir o placar aos 44 com Bukari, mas insuficiente para evitar a derrota: 3 a 2. Com um gol histórico de Cristiano Ronaldo e dois de estreantes, Portugal garantiu os três pontos e a liderança do Grupo H do Mundial.
Ficha do jogo
Grupo H — 1ª rodada — 24/11/2022
PORTUGAL (3)
Diogo Costa; Cancelo, Rubén Dias, Danilo Pereira e Raphaël Guerreiro; Bruno Fernandes, Rubén Neves (Rafael Leão, 31’/2ºT) e Otávio (William Carvalho, 10’/2ºT); Bernardo Silva (João Palinha, 43’/2ºT); João Félix (Gonçalo Ramos, 43’/2ºT) e Cristiano Ronaldo (João Mário, 43’/2ºT). Técnico: Fernando Santos
GANA (2)
Ati-Zigi; Seidu, Djiku (Samenyo, 47’/2ºT), Amartey, Salisu, Baba Rahman; Kudus (Bukari, 31’/2ºT), Thomar Partey, Abdul Samed (Kyerech, 47’/2ºT); André Ayew (Jordan Ayew, 31’/2ºT) e Iñaki Williams. Técnico: Otto Addo
GOLS: Cristiano Ronaldo (P), aos 19min, André Ayew (G), aos 27min, João Félix (P), aos 32min, Bukari (G), aos 44min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Danilo Pereira, Bruno Fernanes (P); Kudus, Seidu, André Ayew (P)
PÚBLICO: 42.662
ARBITRAGEM: Ismael Elfath, auxiliado por Kyle Atkins e Corey Parker. VAR: Armando Villareal (quarteto norte-americano)
LOCAL: Stadium 974, em Doha