A cerimônia de abertura da Copa do Mundo encantou torcedores e jornalistas presentes no Estádio Al-Bayt, neste domingo (20). Com muitos shows pirotécnicos e espetáculos de luz e som, a solenidade foi considerada uma das melhores, se não a melhor, da história dos Mundiais. O jogo entre Catar e Equador, contudo desagradou a maioria dos presentes, assim como o comportamento tímido da torcida local e alguns problemas no acesso dos torcedores.
— Esta é a minha quarta Copa do Mundo e, seguramente, esta foi a melhor cerimônia de abertura que eu já vi. Foi muito tecnológica, parecia uma cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos, gostei muito. Diria que a abertura deu de 10 a 0 no jogo, que estava horrível — opina o jornalista português Paulo Sérgio, da rádio RTP.
Durante a partida, além da má qualidade técnica, um ponto que chamou atenção foi a postura dos torcedores cataris, muito silenciosos e pouco engajados. Apesar do público de cerca de 67 mil pessoas, quase metade dos presentes deixaram o estádio antes de o apito final do árbitro.
— Para mim, o único ponto negativo é este. No final do jogo, havia muitos claros no estádio. Quando o juiz apitou o final do jogo, metade do estádio já estava vazio. Isso não é normal em uma abertura de Copa do Mundo. Além disso, a torcida estava muito silenciosa, muito calada. Só as torcidas atrás dos gols cantavam. Mas em relação à estrutura do estádio, nenhum reparo a fazer. Tudo perfeito — avalia o jornalista colombiano Mario Alcala, da Rádio Caracol.
Outro ponto de atenção foi o acesso ao Estádio Al-Bayt, situado 50 quilômetros ao norte de Doha. Como quase todos os torcedores se deslocaram da capital catari, as vias próximas ao local do jogo ficaram muito congestionadas próximas à hora da partida, especialmente pela ausência de metrô na região.
— Como só havia um caminho para se chegar ao estádio, as pessoas ficaram presas nas rodovias. Sem metrô, a chegada piorou ainda mais — relata o jornalista do Grupo RBS, Luciano Potter, que chegou ao estádio momentos antes do início da partida.
O próximo jogo da Copa será nesta terça (22), às 10h (horário de Brasília), entre Inglaterra e Itão, no Khalifa International Stadium, em Doha