A Copa do Mundo de 2022 teve início neste domingo (20) com a partida entre o anfitrião Catar e o sul-americano Equador. O jogo terminou com vitória do Equador por 2 a 0.
GZH separou cinco momentos do primeiro dia do Mundial do Catar.
1)Abertura
Antes de a bola rolar, o Estádio Al Bayt recebeu e cerimônia de abertura do Mundial, que teve o ator Morgan Freeman como estrela. Ele abriu o evento com uma imagem de sobriedade, pediu tolerância, paz, inclusão e união dos povos. A mensagem ocorreu como uma resposta da Fifa e do país-sede às críticas pelas acusações de direitos humanos da nação muçulmana, a primeira do Oriente Médio a sediar um Mundial na história.
A ideia principal dos organizadores foi dar foco a um discurso pacífico e que abrace todos os povos em um país acusado de violação de direitos humanos, de discriminar mulheres e homossexuais e de manter em condições precárias os trabalhadores imigrantes que trabalharam nas obras do Mundial.
A cerimônia começou às 17h40min, no horário local (11h40min no horário de Brasília), e durou 30 minutos. Foi aberta com a voz de Morgan Freeman, o apresentador principal da celebração, e terminou com um discurso breve em árabe do emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani.
2) 1º VAR 3D
Demorou apenas dois minutos para a tecnologia 3D do impedimento fazer sua estreia em Copas do Mundo. Os equatorianos vibraram quando Enner Valencia cabeceou para o fundo dos redes para abrir o placar logo no início da partida. Após dois minutos, porém, o VAR avisou o árbitro italiano Daniele Orsato que havia uma irregularidade no lance. Anulando, assim, o gol equatoriano.
3) Surge um artilheiro
O gol anulado no começo da partida não desanimou Enner Valencia. Ele seguiu sendo o destaque do jogo e balançou as redes mais duas vezes para garantir a vitória equatoriana.
Enner Valencia, então, atingiu uma marca importante em Copas do Mundo. Como havia anotado dois gols em três jogos do Mundial de 2014, no Brasil, ele agora soma cinco gols em apenas quatro partidas de Copa do Mundo na carreira.
4) Equatorianos pedem cerveja
Uma das imagens mais curiosas do primeiro dia de Copa do Mundo aconteceu na etapa final da partida. Com a vantagem de 2 a 0, os equatorianos começaram a gritar pedindo cerveja no Estádio Al Bayt.
Na última sexta-feira, a dois dias do começo do Mundial, o governo do Catar decidiu proibir a venda de bebida alcoólica dentro e nos arredores dos estádios. Apenas cervejas sem álcool estarão disponíveis nos estádios até o final da Copa do Mundo.
5) Tumultos na Fan Festival
Nem tudo foi festa na abertura da Copa do Mundo. Enquanto torcedores com ingressos seguiam para o Estádio Al Bayt, repórteres da Gaúcha presenciaram pessoas tentando invadir a Fanfest.
— Sabe aquele aglomerado de estouro da boiada na hora de show? É a mesma coisa — contou Rodrigo Adams.
Oficialmente chamada de "Fan Festival da Fifa", o local abriu suas portas na tarde do sábado (19), com show do cantor colombiano Maluma. Neste domingo, o volume mais alto de torcedores combinado a uma entrada estreita levou à tentativa de invasão:
— As pessoas tentaram invadir tanto pelo portão principal, quanto portões secundários, como o portão de imprensa e o portão de segurança — completou Adams.
Segundo o relato, haviam cerca de 500 pessoas aglomeradas em frente à entrada do evento, uma esplanada com grama sintética, localizada a menos de 100 metros da saída do metrô, faltando 90 minutos para a partida.