O brasileiro Cafu, 51 anos, ex-lateral-direito, pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002 no Mundial da Coreia e do Japão, foi o único sul-americano escolhido pela Fifa para conduzir o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022 nesta sexta-feira (1), em Doha, no Catar. O evento começa às 13h (horário de Brasília) e vai determinar os caminhos das 32 seleções para a competição que começa em 21 de novembro.
A entidade que comanda o futebol no mundo escolheu como condutores da cerimônia a apresentadora britânica de origem jamaicana, Samantha Johnson, e dois ex-jogadores: a meia dos Estados Unidos, Carli Lloyd, e Jermaine Jenas, outro meio-campista, que atuou pelo Tottenham, da Inglaterra. Eles serão auxiliados por oito ex-jogadores e técnicos que tiveram alguma relação com a Copa do Mundo ou com o país-sede deste ano.
Ao lado de Cafu, estarão o ex-jogador do Catar nas Olimpíadas de Los Angeles (EUA) em 1984, Adel Malalla e o sérvio Bora Milutinovic, que dirigiu cinco seleções diferentes em cinco mundiais. Além deles, participarão o alemão Lothar Matthäus, campeão em 1990 como jogador; o nigeriano Jay-Jay Okocha, que esteve em três Copas; o iraniano Ali Daei, o argelino Rabah Madjer, e o australiano Tim Cahill.
Como vai funcionar
Anfitrião, o Catar estará entre os cabeças-de-chave e fica automaticamente no Grupo A. Os demais 31 times foram divididos em quatro potes, de acordo com o ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira.
- Grupo A: Catar
- Pote 1: Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal
- Pote 2: México, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Suíça, EUA e Croácia
- Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Tunísia
- Pote 4: Camarões, Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana e os vencedores das repescagens de junho
Repescagem Ásia / Conmebol = Austrália ou Emirados Árabes x Peru
Repescagem Oceania / Concacaf = Nova Zelândia x Costa Rica
Repescagem Europa = Escócia ou Ucrânia x País de Gales
Além dos quatro potes com as equipes, existem outros oito potes determinando os grupos de A até H. Dentro destes potes, números de 1 a 4, que ordenarão as posições dos times nas chaves e formarão a tabela de jogos.
O sorteio começa com o pote 1 e termina com o pote 4. Cada pote é totalmente esvaziado antes do próximo. É sorteada uma bola de um pote de equipe, seguida de uma bola de um dos potes do grupo, determinando a posição em que a respectiva equipe está colocada.
Restrições
Como regra geral, a Fifa procura garantir que nenhum grupo tenha mais de uma seleção do mesmo continente, com exceção da Europa, pela grande quantidade de participantes (são 13 europeus). Cinco dos oito grupos terão duas seleções europeias.
Os times que vierem das repescagens de junho também seguirão o princípio geográfico geral de separação de equipes da mesma zona de qualificação. É certo que, nas chaves de Brasil e Argentina, não ficará o vencedor do duelo entre Peru e Austrália/Emirados Árabes. Quando ocorrer o sorteio de um país não europeu, se já existir outra equipe da mesma confederação na chave, ele é automaticamente colocado no grupo seguinte, onde não exista tal restrição.
Um único estreante
Dono da casa, o Catar será o único estreante nesta Copa. O fato, apesar de não ser novidade, tem uma peculiaridade. Será a terceira vez na história, desde 1930, que o Mundial terá só uma seleção jogando pela primeira vez.
Em 1950, no Brasil, a única estreante foi a Inglaterra — 64 anos depois, de novo no Brasil, foi a vez da Bósnia. Mas, nos dois momentos, elas não eram as anfitriãs. Em 2022, isto ocorre com o Catar. Todos os demais 31 participantes, que tiveram de passar por Eliminatórias, já jogaram a Copa em algum outro momento.