Estádio quebra-cabeça
Quem gosta de brinquedos de montar através de uma infinidade de peças pequenas precisa ficar atento ao 974 Stadium em Doha. A estrutura é toda construída com a utilização de contêineres. Quem o vê lembra de pátios nos cais de grandes portos, onde as pilhas de contêineres parecem edifícios. Não se trata simplesmente de uma grande pilha de caixas metálicas umas sobre as outras. Há toda uma lógica com sustentação com vigas e cabos. O número no nome do estádio não é aleatório , mas dá a quantidade exata de contêineres usada na construção. A capacidade é de 40 mil torcedores e o 974 foi inaugurado no final de novembro do ano passado. Há destaque também para o fato de cada componente neste verdadeiro quebra-cabeça ter uma cor diferente, formando uma imagem única.
Goycochea chorou
Ex-goleiro da Argentina, vice-campeão mundial em 1990, Sérgio Goycochea compareceu ao lançamento do livro "Saga Cafu" que conta a infância do ex-capitão da Seleção Brasileira. Trabalhando na TV de seu país, Goyco ficou emocionado ao falar da obra do ex-lateral e das referências familiares. Ao conversar com jornalistas após o encontro, o argentino começou a relatar da importância da educação doméstica na formação do caráter das pessoas e começou a chorar, lembrando que tem filhos, que agora é avô e que se sensibilizou muito com a história do brasileiro. Falando de futebol e do sorteio da Copa, disse que a Argentina "ganhou identidade" ao vencer a Copa América no Brasil e isto a deixa capaz de enfrentar qualquer outra seleção, algo que não acontecia nos últimos mundiais.
Ensaio geral
O sorteio da Copa do Mundo terá nesta quarta-feira (30) uma prévia da festa e também uma simulação da confecção da tabela. Algumas surpresas são esperadas como a presença de ex-jogadores famosos ou até atletas em atividade. O local do evento será o Doha Exhibition and Convention Center, o mesmo prédio que servirá como centro de rádio e televisão durante o mundial. Para se entrevistar as estrelas da noite, há a necessidade de reserva de lugares mediante pagamento nos pontos mais nobres. Como nas cerimônias artísticas como o Oscar, há a tradicional passagem pelo "tapete vermelho". Há uma recomendação para que os homens se vistam inteiramente de preto pois se estará entrando no Ramadã, o mês sagrado do islamismo, no qual há jejum completo entre o nascer e o pôr-do-sol, a não exposição do corpo e a não utilização de cores claras. Nesta questão do vestuário, no sorteio, a recomendação é bem clara.
Vai ter bebida
Pode ser feita uma aposta. A Fifa tem muita chance de dobrar as rígidas leis e os costumes religiosos do Catar. A bebida alcoólica nos estádios, algo impensável até pouco tempo, está próxima de ser aprovada. Por força legal, no país não se vende bebidas nos supermercados, é proibido conduzir na rua garrafas ou outros recipientes e a liberdade de consumo público se limita a hotéis e poucos restaurantes credenciados. Como aconteceu no Brasil em 2014, quando a Lei Geral da Copa mudou a decisão que proibia o álcool nos estádios para depois do mundial deixar de valer, o que se discute em Doha e no restante do país é que a cerveja, o mais polêmico ponto na discussão, possa ter um teor etílico menor, o que flexibilizaria a aceitação por parte das autoridades. Há, porém os que sustentam que haverá a liberação completa apenas no período da Copa. Nas chamadas fan fests, a bebida estará liberada, uma vez que existe a figura do evento totalmente fechado.