O Brasil conquistou o pentacampeonato em 2002 ao bater a Alemanha por 2 a 0 na final com dois gols de Ronaldo. Quase tanto quanto diante dos alemães, os jogos contra Inglaterra e Bélgica, nas fases anteriores, são recordados até hoje por muitos torcedores. O zagueiro Roque Jr., homem de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari na campanha, lembrou dessas partidas em entrevista à Rádio Gaúcha neste domingo (12) como as mais difíceis da Seleção Brasileira naquele Mundial.
Roque Jr. foi protagonista no jogo contra a Bélgica pelas oitavas de final. Em um lance até hoje reclamado pelos belgas., quando o placar da partida estava zerado, a seleção europeia teve um gol de Mark Wilmots anulado por falta no zagueiro brasileiro. Quase 18 anos depois, Roque Jr. garante que o árbitro jamaicano Peter Prendergast acertou ao marcar a infração.
— Foi falta. Durante toda a Copa, muitas bolas foram alçadas para a nossa área e eu não lembro de ter pedido nenhuma. Aquela bola eu só não ganhei porque, quando fui subir, ele (Wilmots) colocou o ombro nas minhas costas. Eu não subi porque teve a alavanca. O árbitro viu e marcou a falta — garantiu.
Sobre o jogo contra a Inglaterra nas quartas de final, Roque Jr. lembrou de uma "pipocada" de David Beckham em uma dividida no lance que originou o primeiro gol do Brasil na virada de 2 a 1. O zagueiro disse que ali teve certeza de que a Seleção Brasileira venceria o confronto.
— O que me marca naquele jogo foi o lance do nosso gol de empate. No começo da jogada, a bola é do Beckham e o Roberto Carlos e eu vamos para a dividida. O Beckham pulou. Ali, vi que iríamos ganhar. Um jogo valendo vaga na semifinal da Copa, eu jamais pularia o que ele pulou. Quando ele deu aquele salto, eu falei: "vamos engolir esses caras" — recordou.