O zagueiro Vincent Kompany, do Manchester City, contou alguns bastidores da vitória por 2 a 1 da Bélgica sobre o Brasil, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2018, em julho. Em entrevista ao canal belga RBTF, o defensor revelou que a estratégia da equipe europeia passou pela inspiração de Tite em Pep Guardiola.
— Quando eu cabeceei a bola, eu não vi que Fernandinho desviou contra o próprio gol. Eu digo a mim mesmo até hoje que fiz um gol na Copa do Mundo contra o Brasil (risos). Mas a história desse gol é bastante interessante — iniciou o experiente jogador — No hotel da concentração, eu não estava conseguindo dormir. Então, me levantei para tomar uma pastilha, mas esqueci de acertar o despertador. Resultado: na primeira conversa da manhã, eu não compareci. Acordei só depois disso — prosseguiu.
— Depois, pedi desculpas ao grupo e ao treinador. Em seguida, perguntei se podia discutir algumas coisas com Thierry Henry (então auxiliar do técnico Roberto Martínez), pois era ele que cuidada das fases ofensivas. Assim que conversamos, mudamos totalmente os planos que haviam sido combinados — revelou.
Foi então que Kompany afirmou que o encontro de Tite com Guardiola teve papel importante na vitória belga.
— Eu disse a ele que o Brasil se defendia exatamente da mesma maneira que o Manchester City. Eu havia visto o treinador da Seleção Brasileira no centro de treinamento do City. Eles copiaram tudo que o City fazia. Então, eu conhecia as debilidades do sistema — complementou.
Kompany diz que a análise das imagens da partida comprovam sua história.
— Se você olhar o VT do jogo, veja que eu faço uma corrida curta entre as duas linhas (defensivas) e ninguém da primeira linha, que é a que tem a responsabilidade de afastar a bola, me vê chegar — salientou.
— Se eu não tivesse esquecido de colocar o despertador e não tivesse tido a conversa cara-a-cara com Thierry Henry, talvez essa jogada não tivesse acontecido. É uma coisa maluca — encerrou.
Após eliminar o Brasil, a Bélgica caiu para a França na semifinal, mas acabou em terceiro lugar na Copa ao derrotar a Inglaterra por 2 a 0 na partida do bronze.