Sem consultar a Real Federação Espanhola de Futebol, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, aproveitou uma visita oficial a Rabat, capital marroquina, para divulgar o desejo do país de apresentar uma candidatura tripla à sede da Copa do Mundo de 2030: Espanha, Portugal e Marrocos.
A notícia surpreendeu também as autoridades portuguesas. Também nesta segunda-feira (19), segundo o jornal luso O Jogo, o Ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou desconhecer a proposta.
A candidatura, se confirmada, seria a primeira envolvendo países de continentes diferentes. Um Mundial com três sedes já será realizado pela primeira vez em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.
A Copa de 2030 pode ter outra candidatura tripla, na América do Sul: Uruguai, Argentina e Paraguai. O desejo dos uruguaios é celebrar o centenário do Mundial no país, que foi sede da primeira edição, em 1930, vencida pelos próprios uruguaios. Devido às dificuldades econômicas, o Uruguai se aliou à Argentina, vice-campeão da primeira Copa, para levar a candidatura adiante, e hoje os dois países estudam incluir o Paraguai na proposta.