O lateral-direito Fagner foi o escolhido para falar após o treino da Seleção aqui em Sochi, casa brasileira durante a Copa da Rússia, horas depois de se encerrar a folga que começou no meio da tarde de sábado (23) e se estendeu até às 11h de domingo (24).
— O orgulho de ser lateral da Seleção em uma Copa é indescritível. Sei dos nomes, muitos craques, que ocuparam esta posição — afirmou Fagner, primeiro reserva que vira titular nesta Copa, dentro da tradição brasileira segundo a qual o time do fim nunca é o do começo.
Ele rebateu a tese de que o fato de não jogar na Europa pode prejudicá-lo na hora de enfrentar atacantes com tal experiência, mais adiante:
— Não creio. Aqui no treino mesmo eu marco caras como Neymar, Firmino, Taison, Douglas. Não vejo problema algum.
O lateral revelou também um bastidor que envolve o técnico Tite:
— Ele foi ao meu quarto e avisou que eu ia jogar. Basicamente, disse que eu apenas tinha de fazer o treinado no dia a dia. Nos conhecemos do Corinthians. A questão de equilibrar o nosso jogo pelos dois lados veio naturalmente, como exercício do time. Ajudei contribuindo com a minha parte.
O treino da Seleção foi fechado, apenas com liberação para 20 minutos de imagens, conforme o planejamento prévio da comissão técnica. O extrema Douglas Costa, com lesão muscular no posterior da coxa direita, ficou apenas fazendo tratamento médico.
Não há previsão de retorno do ex-atleta do Grêmio, e aí reside certo tensionamento na rotina diária da Seleção. Ele nem viaja para Moscou, onde o Brasil enfrenta a Sérvia na sexta-feira (22), última partida na primeira fase do Grupo E. Há risco de ficar fora do Mundial, inclusive.
Também o lateral-direito Danilo não enfrentará a Sérvia. Ele sentiu dores no quadril na véspera da partida contra a Costa Rica. O médico Rodrigo Lasmar afirmou que o caso dele é menos grave do que o de Douglas, mas igualmente não há como prever quando ele poderá voltar aos treinos. O jogador do Manchester United, claro, fez apenas tratamento, assim como Douglas, da Juventus.
Os outros jogadores trabalharam normalmente com Tite. Inclusive o corintiano Fred, totalmente recuperado do problema muscular que o tirou de alguns treinos.