Era necessário apenas um empate contra a eliminada Polônia para garantir vaga nas oitavas, mas os poloneses queriam uma despedida digna e com gol de Bednarek venceram por 1 a 0, nesta quinta-feira (28), em Volgogrado. No entanto, graças a um gol de Mina para a Colômbia e ao critério disciplinar, os japoneses estão classificados — os únicos representantes da Ásia na próxima fase da Copa do Mundo.
Sob vaias por conta do comportamento no fim do jogo, o Japão terminou com quatro pontos no Grupo H, contra os mesmos quatro pontos dos senegaleses, que empataram em todos os critérios, menos no número de cartões amarelos. Foram seis dos africanos contra apenas quatro dos asiáticos. Os colombianos, com seis pontos, garantiram a primeira colocação e esperam a definição no Grupo G.
Polônia tenta, Japão assusta
Em busca de um resultado digno mesmo com a eliminação da Copa, a Polônia mostrou que iria buscar mais o jogo no começo do primeiro tempo. O Japão, com situação tranquila, esperou e jogou no erro do adversário. Os japoneses chegaram três vezes. Em uma delas, Muto provocou boa defesa de Fabianski.
Jogo morno e milagre
A partida sofreu uma queda brusca de intensidade, mas estava por vir um dos lances mais incríveis da Copa: após cruzamento, o polonês Grosicki cabeceou no canto e exigiu uma defesa inacreditável do goleiro japonês Kawashima que, ainda no ar, tirou a bola que já parecia dentro do gol. Um dos lances mais belos da história dos mundiais. Usami tentou a resposta imediata no ataque, mas Fabianski defendeu bem.
Apatia japonesa, castigo polonês
Resultado na mão e o Japão voltou do intervalo querendo controlar demais o jogo, mas foi castigado. A Polônia, mesmo com baixíssimo nível técnico, aproveitou uma bola parada para Bednarek abrir o placar. Com o 0 a 0 entre Senegal e Colômbia, naquele momento, os japoneses caíam de primeiro para terceiro no Grupo H.
Ouça o gol:
Salvação vem da Colômbia e vaias
Ficou bastante claro que quando o Japão precisou atacar, se mostrou bastante limitado e não estava bem na defesa. Se o próprio time não ajudava, o negócio era contar com o outro jogo. Mina marcou para a Colômbia e recolocou os japoneses nas oitavas pelo critério disciplinar: apenas quatro amarelos contra seis de Senegal. Com o regulamento na mão, os asiáticos passaram a apenas tocar a bola e esperar o fim do jogo. Resultado: vaias em todo o estádio.
Japão é a Ásia na Copa
Os outros quatro representantes da Ásia deram adeus nesta Copa: Arábia Saudita, Irã, Austrália (que joga pela Ásia, embora seja da Oceania) e Coreia do Sul já foram eliminadas. A melhor participação de uma seleção asiática foi a dos sul-coreanos na Copa de 2002. A equipe, coanfitriã do Mundial ao lado do Japão, chegou à semifinal e ficou na quarta colocação. O Japão chegou às oitavas outras duas únicas vezes na história das Copas, em 2002 e em 2010.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO 0 X 1 POLÔNIA
Local: Volgogrado Arena, Volgogrado (RUS)
Data-Hora: 28/6/2018 - 11h
Árbitro: Janny Sikazwe (ZAM)
Auxiliares: Jerson dos Santos (ANG) e Zakhele Siwela (AFS)
Público: Não disponível
Cartões amarelos: Makino (JAP)
Cartões vermelhos: -
Gols: Bednarek (14'/2ºT) (0-1)
JAPÃO: Kawashima; H. Sakai, Yoshida, Makino e Nagatomo; Yamaguchi e Shibasaki; G. Sakai, Okazaki (Osako, aos 2'/2ºT) e Usami (Inui, aos 20'/2ºT); Muto (Hasebe, aos 36'/2ºT). Técnico: Akira Nishino.
POLÔNIA: Fabianski; Bereszynski, Glik e Bednarek; Kurzawa (Peszko, aos 33'/2ºT), Krychowiak, Goralski e Jedrzejczyk; Zielinski (Teodorczyk, aos 34'/2ºT), Grosicki e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.