O mesmo palco que receberá Brasil x México na próxima segunda-feira, pelas oitavas de final, foi o estádio que recebeu o último jogo de um sul-americano na fase de grupos da Copa do Mundo. Em Samara, a Colômbia não teve uma grande atuação, mas contou com um gol do ex-palmeirense Yerry Mina para vencer Senegal por 1 a 0 e passar em primeiro lugar no Grupo H. Agora, os sul-americanos aguardam o jogo da tarde entre Inglaterra e Bélgica para conhecer seu adversário na próxima fase. Senegal, que ficou de fora por conta dos cartões amarelos no critério de desempate em relação ao Japão, volta para casa.
No início da partida, era Senegal quem tinha um toque de bola mais aprimorado e procurava os espaços. No entanto, foi a Colômbia que criou a primeira chance real de gol. Quintero bateu uma falta perigosa e obrigou o goleiro Ndiaye a fazer uma boa defesa no canto.
Aos 16, uma boa troca de passes de Senegal resultou em pênalti — que seria cancelado. Baldé avançou em velocidade e tocou para Mané. O camisa 10 foi derrubado por Sánchez na área, e o sérvio Milorad Mazic assinalou a cal. Mas o árbitro pediu a revisão eletrônica e determinou que o colombiano tocou só na bola para desarmar o adversário. O placar seguia fechado.
Aos 24, a Colômbia voltou a assustar em falta cobrada por Quintero. Desta vez, o jogador cruzou. Falcao García subiu sozinho e cabeceou para fora, mas o jogo estava parado após marcação de impedimento. Senegal chegou dois minutos depois. Mané fez jogada pela esquerda e deixou para Baldé. Ele bateu de perna direita, mas Ospina defendeu com facilidade no meio do gol. O goleiro colombiano apareceu novamente em chute de Ismaila, da esquerda.
James Rodríguez deixou o gramado logo aos 30 minutos do primeiro tempo. Lesionado, o craque colombiano foi substituído por Muriel.
Senegal teve uma falta na intermediária aos 35. Na cobrança em dois toques, Sané bateu. Só que o chute foi torto e muito alto. Mesmo precisando da vitória, a Colômbia tinha pouca criação. Aos 44, tentou uma escapada pela esquerda com Mojica, mas o cruzamento foi afastado facilmente pela defesa senegalesa.
No segundo tempo, a Colômbia não tinha criatividade. Mas aparentava mais vontade — com um certo tom de desespero. Mojica fez jogada aos nove e cruzou sem destino para a área. A postura também abria espaço para contra-ataques. Aos 10, Sané conduziu a bola para Senegal e cruzou, mas a zaga colombiana tirou.
Aos 18, Mané teve mais uma chance de abrir o placar para Senegal. Mas o camisa 10 escorregou na hora de cobrar uma falta em frente à area e mandou a bola muito longe.
A Colômbia criou duas boas chances seguidas. Aos 19, Muriel bateu com força de fora da área. Ndiaye defendeu e mandou para escanteio. Na cobrança, Cuadrado colocou na cabeça de Falcao García, mas o atacante desviou por cima.
O ímpeto colombiano rendeu frutos. Aos 28, Yerry Mina surgiu sozinho na área em um escanteio e desviou para o gol. 1 a 0, no sufoco. Era o lance que colocava os colombianos numa situação confortável.
Aos 32, Mina quase fez outro gol. Mas, desta vez, contra o próprio patrimônio. Ele desviou para trás em escanteio de Baldé, mas Ospina salvou. Os senegaleses pressionavam em busca do gol que renderia a classificação, mas esbarraram na defesa colombiana, que se segurou até o apito final.
O primeiro lugar faz com que a Colômbia jogue apenas na próxima terça-feira. O time de José Pékerman enfrentará o segundo colocado do Grupo G — o perdedor de Inglaterra e Bélgica ou, em caso de empate, os belgas.
Ouça o gol da partida: