A Islândia está longe de apenas ser a menor nação participante desta edição de Copa do Mundo. É, definitivamente, um acontecimento. Um país com menos de um milhão de habitantes nunca havia se classificado ao Mundial desde 1930 — quando o ocorreu o primeiro torneio oficial. Foi quando um grupo pequeno de vikings resolveu mudar a história. A característica não se atribui atoa: a ilhazinha europeia possui "somente" 340 mil habitantes. Número mais do que suficiente para fazer barulho. Barulho que arrepia, e assusta (de maneira positiva, obviamente).
Com um espetáculo à parte, a torcida islandesa é literalmente o 12º jogador da equipe dentro e fora das quatro linhas. E uma das recentes sensações do futebol. Com uma paixão sobrenatural pelos responsáveis dos recentes feitos do esporte no país, os torcedores da "Terra do Gelo" reproduzem nas arquibancadas um lindo cântico que mais parece um grito de guerra, conhecido como o "Haka dos Vikings".
A canção, em apoio ao time, nada mais é do que um simples bater de palmas sincronizadas em uníssono e um "uh!" profundo proferido pelos torcedores, acompanhado por um tambor — que dita o ritmo crescente. O grito lembra um pouco o haka neozelandês, embora esse seja feito em campo pelos próprios jogadores de rúgbi dos All Blacks.
Muitas vezes, após as partidas, a seleção do técnico (e dentista) Heimir Hallgrímsson caminha em direção a arquibancada e se junta a torcida na comemoração como forma de agradecimento. Como quando eliminou a Inglaterra nas oitavas de final da Eurocopa 2016, por 2 a 1, confira:
A ORIGEM DA CANÇÃO
Segundo levantamento da reportagem de GaúchaZH, o cântico ainda é algo novo nos jogos da seleção da Islândia. Foi incorporada pela torcida por volta de 2011, inspirada pelo clube Stjarnan, time da primeira divisão islandesa. Os torcedores da equipe por sua vez foram influenciados após uma viagem à Escócia para uma partida diante do Motherwell, em um confronto pela Liga Europa.
Na realidade, sua origem não tem nenhuma implicação viking ou tribal, ou mesmo tem relação com o haka neozelandês. Se tratar apenas de um conjunto de sons para animar o ambiente, sem grande significado.
QUANDO O HAKA VIKING GANHOU O MUNDO
Desde a campanha surpreendente na Eurocopa de 2016, os olhos do futebol mundial se voltaram para a Islândia. A equipe chegou como estreante, passou invicta pela fase de grupos, empatando inclusive com Portugal, e eliminou a Inglaterra nas oitavas de final. Já a vaga direta na Copa do Mundo foi conquistada após ser líder do Grupo I nas Eliminatórias da Europa, à frente inclusive, da Croácia.
A partir daí, o mundo conheceu a força islandesa quando o assunto é futebol. E o imenso orgulho de seu povo. Agora, confira alguns momentos marcantes da torcida islandesa.
Seleção da Islândia é recebida em sua país após chegar às quarta da Euro 2016:
Seleção da Islândia comemora com a torcida classificação à Copa da Rússia:
Show da torcida islandesa na Copa da Rússia no confronto contra a Argentina: