O final de semana precisa ser aproveitado ao máximo por quem gosta de Copa do Mundo. São os últimos dias com três jogos, nos horários das 9h, das 12h e das 15h. A partir de segunda-feira, serão quatro partidas, mas duas ao mesmo tempo. O que, por força, nos fará perder algo importante da competição que tanto gostamos.
E o cardápio do final de semana é bem recheado, com partidas de candidatas ao título, como a Bélgica, e dramas empolgantes, como a situação da Alemanha e de Polônia e Colômbia, que se enfrentarão pela permanência no Mundial.
O sábado terá ainda o México, sensação da primeira rodada, podendo garantir classificação, bem como os ingleses, que enfrentam o Panamá. No domingo, pelo menos uma das favoritas do Grupo H ficará bem perto de voltar para casa mais cedo em caso de derrota.
Ai, ai, ai, ai! Tá chegando a hora...
Antes que vocês perguntem: sim, esse título é uma provocação. Usamos a versão em português da música mais famosa do México para mostrar como a situação da Alemanha é complicada.
A derrota na primeira rodada obriga a turma de Joachim Low e Toni Kroos a vencer a Suécia, às 15h deste sábado, para seguir com chances de classificação para as oitavas de final. Os suecos têm três pontos, vindos da vitória por 1 a 0 sobre a Coreia do Sul. Por isso, em caso de triunfo, os atuais campeões mundiais embolarão a chave e poderão depender só de si para seguir adiante – e cruzar com a chave brasileira.
Para o jogo, o técnico alemão já sabe que terá um desfalque: o zagueiro Hummels sentiu uma contratura no pescoço e dará lugar a Matthias Ginter.
Mas o que o treinador pediu foi uma mudança de postura, a principal crítica de torcedores e jornalistas após a derrota para o México na estreia da Copa.
– A reação tem que ser vista em campo, e estou convencido que os jogadores vão mostrá-la – prometeu Joachim Low.
Mais cedo, às 12h, os mexicanos poderão encaminhar sua classificação em caso de vitória sobre os sul-coreanos. O técnico Juan Carlos Osorio prometeu concentração total do time e garantiu que não haverá excesso de confiança (o que costumamos chamar de salto alto, correto?) de seus jogadores.
– Se por acaso perdermos a partida, é porque eles mereceram vencer – sentenciou.
A delegação mexicana foi recepcionada com uma animada serenata em Rostov. Os jogadores dançaram com torcedores e agradeceram pela festa na chegada à cidade.
Mas é em outro comportamento de torcedores que ficaremos de olho na hora do almoço. Depois de serem multados pela Fifa, os fãs prometem mudar um comportamento (tristemente) consagrado: trocarão o grito homofóbico de "P..." quando o goleiro cobrar o tiro de meta. Falarão "México!".
E pensar que Kane era o cobrador de escanteios
É preciso dar mérito para o técnico Gareth Southgate, da Inglaterra. Principalmente por ter feito o óbvio.
Até sua chegada à seleção, as faltas e escanteios eram cobradas por Harry Kane, o astro do Tottenham, disparado o melhor jogador do time. Uma de suas primeiras medidas foi colocá-lo na área. O resultado foi visto semana passada: o English Team superou a Tunísia graças a dois gols do camisa 9 posicionado, vejam só, na área pequena. Contra uma equipe que promete um retrancão, vai ser importante tê-lo atento e bem posicionado.
À tarde, no último jogo da segunda rodada, Polônia e Colômbia, os dois maiores favoritos do Grupo H, fazem um verdadeiro mata-mata. Derrotadas na primeira rodada, as seleções precisam desesperadamente vencer para ter chances de seguir adiante. Conforme for o resultado paralelo de Japão x Senegal, uma derrota significa fim de Copa do Mundo.
JOGOS DE SÁBADO
Bélgica x Tunísia
- Horário: 9h (horário de Brasília)
- Local: Estádio Spartak
Coreia do Sul x México
- Horário: 12h (horário de Brasília)
- Local: Arena Rostov
Alemanha x Suécia
- Horário: 15h (horário de Brasília)
- Local: EStádio Olímpico de Sochi
JOGOS DE DOMINGO
Inglaterra x Panamá
- Horário: 9h (horário de Brasília)
- Local: Estádio Novgorod
Japão x Senegal
- Horário: 12h (horário de Brasília)
- Local: Arena Ecaterimburgo
Polônia x Colômbia
- Horário: 15h
- Local: Arena Kazan
COMO ACOMPANHAR
- Todas as partidas são transmitidas ao vivo por RBS TV, SporTV e Fox Sports.