A seleção Senegal já deixou a sua marca na história das Copas em 2002, quando derrotou a França e chegou às quartas de final. Após 12 anos de ostracismo, os senegaleses voltam ao Mundial sonhando em repetir o feito mágico da Coreia e do Japão. O time atual é equilibrado e possui muitos nomes de destaque no futebol europeu. O principal deles é o atacante Sadio Mane, um dos principais atletas do Liverpool na temporada inglesa.
Merecem destaque também, no sistema defensivo, os zagueiros, Koulibaly, do Napoli, o capitão Kouyaté, do West Ham, que garantem a solidez. No setor ofensivo, atacantes de renome como Sadio Mane, do Liverpool, e Keita Baldé, do Monaco, geram perigo aos adversários. Uma promessa para ficar de olho é o centroavante Niang, 23 anos, do Torino, que pertence ao Milan.
O técnico Aliou Cissé, 42 anos, foi volante no histórico time de 2002. Hoje é o responsável por organizar a equipe, em um 4-3-3 eficiente. O time-base tem: N’Diaye; Gassama, Koulibaly, Kouyaté e Sabaly; Gueye e Sane e N’Doye; Sadio Mane, Niang e Keita Baldé.
Nos amistosos de março, Senegal empatou por 1 a 1 com o Uzbequistão e por 0 a 0 com a Bósnia-Herzegovina. Na Copa do Mundo 2018, a equipe senegalesa está no Grupo H, com Polônia, Colômbia e Japão.