Quando o Brasil sediava a Copa do Mundo 2014 – e tomava 7 a 1 da Alemanha –, o atacante Gabriel Jesus, então com 17 anos, ajudava a pintar de verde e amarelo as calçadas do Jardim Peri, bairro da zona norte de São Paulo. Quatro anos depois, o agora atleta do Manchester City está convocado para a Seleção e é titular absoluto da equipe que tentará o hexa na Rússia.
Ainda garoto, Gabriel Jesus deu seus primeiros passos em diversas equipes da várzea paulistana, até chegar à Associação Atlética Anhanguera, time pelo qual foi o artilheiro da Copa São Paulo Sub-15, em 2012. O bom rendimento chamou a atenção do Palmeiras, que firmou com o menino o seu primeiro contrato profissional em 2013.
O atacante já jogava pelas divisões de base palmeirenses quando pintava as ruas do Jardim Peri, em 2014. Foi apenas em 2015, no entanto, que as boas atuações pela Copa São Paulo de juniores fizeram o atleta ser promovido para o elenco profissional, então comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. No mesmo ano, já acumulou convocações para a Seleção Brasileira Sub-20.
Porém, o ano em que Gabriel Jesus decolou foi 2016. Além de ser um dos principais nomes da Seleção Brasileira na conquista do inédito ouro olímpico, nos Jogos do Rio de Janeiro, se firmou como titular da Seleção principal, foi campeão brasileiro com o Palmeiras e foi negociado com o Manchester City, da Inglaterra, por 32,8 milhões de libras (R$ 121,1 milhões). Tudo na mesma temporada.
Hoje, Gabriel Jesus é centroavante titular absoluto da Seleção. No Manchester City, por vezes amargou o banco de reservas na temporada, devido à concorrência com Sergio Aguero. Porém, foi peça importantíssima na conquista do Campeonato Inglês, além de contar com a admiração do técnico Pep Guardiola.
Se a pintura das calçadas do Jardim Peri não deu sorte em 2014, agora Gabriel Jesus é um dos homens mais importantes de Tite na missão de buscar o hexa na Rússia.