![Rodrigo Oliveira / Agência RBS Rodrigo Oliveira / Agência RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/24151334.jpg?w=700)
Estádios bons, obras feitas e uma infraestrutura pronta para receber milhões de turistas. Porém, a seleção local ainda deixa desejar. Esta, ao menos, é a opinião do jornalista Dimitriy Zelenov, do diário Sport-Express, de Moscou, sobre a preparação da Rússia para a Copa do Mundo de 2018.
Em entrevista ao GaúchaZH, o cronista fez críticas ao sistema defensivo do técnico Stanislav Cherchesov e mencionou preoucupação com a dificuldade de enfrentar os adversários do Grupo A (Arábia Saudita, Egito e Uruguai).
Por outro lado, Zelenov citou dois nomes que os brasileiros devem cuidar no amistoso desta sexta (23), às 13h (horário de Brasília), no Estádio Luzhniki: os meias Alexandr Golovin e Alexei Miranchuk.
Confira a entrevista com o jornalista Dimitriy Zelenov, do jornal Sport Express, de Moscou:
Você está confiante que o time da Rússia vai conseguir se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo?
Não, não estou confiante. A Rússia nunca passou da fase de grupos em uma Copa do Mundo. Só como União Soviética, mas aí era outro time e outro país. Claro que esperamos quebrar esta tradição jogando em casa. Enfrentar a Arábia Saudita no primeiro jogo é um bom começo, mas depois temos o perigoso time do Egito, com Salah, e o forte time do Uruguai. Enfim, tudo pode acontecer.
O quanto é bom para o time russo enfrentar o Brasil agora neste amistoso?
É muito bom para os torcedores, em primeiro lugar. As pessoas querem sentir o grande evento que está por vir. Então, o que pode ser melhor do que amistosos contra grandes times?
Qual o impacto da ausência do Neymar?
Não importa que o Brasil esteja sem o Neymar. Ainda é o Brasil.
O Mário Fernandes está lesionado agora, mas é titular da seleção russa. Qual a importância do lateral brasileiro para a equipe?
O Mário Fernandes não é um jogador chave para o time, já que faz pouco tempo que ele começou a jogar pela Rússia. Ele ainda não fez muitos jogos. No CSKA, ainda o seu papel é mais importante para a equipe do que na seleção.
Qual o estilo de jogo e quais os pontos fortes do time da Rússia? Quem merece atenção especial da Seleção Brasileira?
O estilo russo é muito pragmático. Acho que a Rússia vai começar com três zagueiros. A defesa é o ponto fraco. Mas o nosso time tem jogadores talentosos no meio-campo, como Golovin (do CSKA) e Alexey Miranchuk (do Lokomotiv). Vocês brasileiros devem ficar de olho neles.
A Rússia já está preparada para sediar a Copa? Como estão os estádios e a infraestrutura das cidades?
Eu acho que o país está pronto para sediar a Copa. Os estádios estão bons, os aeroportos e os sistemas de transporte estão prontos também. O único problema são os hotéis em algumas cidades. É muito difícil, por exemplo, reservar hotéis decentes e não muito caros em algumas cidades, como Volgogrado, Saransk e Rostov.