A Seleção Brasileira tem um retrospecto de três vitórias, três empates e apenas uma derrota contra os três rivais da primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Nesta sexta-feira (1º), a equipe de Tite conheceu através de sorteio seu caminho no Mundial e, na primeira fase, enfrentará Suíça, Costa Rica e Sérvia.
Primeiro rival do Brasil, no dia 17 de junho, em Rostov, a Suíça enfrentará o time brasileiro pela segunda vez em uma Copa. O único encontro registrado até hoje ocorreu em 28 de junho de 1950, pela primeira fase do torneio realizado no próprio Brasil. Naquela oportunidade, no Estádio Pacaembu, os suíços arrancaram um surpreendente empate em dois gols.
No dia 22, em São Petersburgo, a Seleção jogará contra a Costa Rica, rival de outros dois mundiais. O primeiro jogo aconteceu em 16 de junho de 1990, em Turim, e a equipe à época comandada por Sebastião Lazaroni venceu por 1 a 0, com gol de Müller.
A Costa Rica voltou a cruzar o caminho brasileiro em 2002, e o time de Luiz Felipe Scolari venceu por 5 a 2, no dia 13 de junho, em jogo realizado em Suwon e que encerrou a fase classificatória.
Rival de estreia no dia 27 de junho, em Moscou, a Sérvia tem quatro enfrentamentos com o Brasil. Porém, todos são contra a antiga Iugoslávia, país que deixou de existir em 2003, ano em que Bósnia, Croácia, Macedônia, Montenegro, Eslovênia e Sérvia deixaram de formar uma única República. Mas para efeitos de ranking, a Fifa e a Uefa consideram a Sérvia como sucessor da Iugoslávia.
Desta forma, os sérvios podem ser considerados os primeiros adversários brasileiros na história das Copas. No dia 14 de julho de 1930, no estádio Parque Central, em Montevidéu, os europeus venceram o Brasil por 2 a 1, em jogo válido pela fase de grupos. Preguinho foi o autor do gol brasileiro.
As duas seleções voltaram a se encontrar em 1950, mais uma vez na primeira fase. No dia 1º de julho, no Maracanã, o time da casa venceu por 2 a 0. No Mundial seguinte, em 1954, mais uma vez pela fase de grupos, brasileiros e iugoslavos voltaram a jogar. No dia 19 de junho, em Lausanne, houve um empate em um gol, após a disputa de uma prorrogação.
O último confronto entre Brasil e Iugoslávia foi disputado na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. No dia 1º de junho, em Frankfurt, o time comandado por Zagalo ficou num 0 a 0, em jogo que marcou a abertura daquele mundial.
O retrospecto do Brasil contra os adversários da primeira fase da Copa:
SUÍÇA
1950 - Pacaembu (São Paulo) - 2 x 2
COSTA RICA
1990 - Delle Alpi (Turim) - Brasil 1 x 0
2002 - Suwon - Brasil 5 x 2
SÉRVIA (EX-IUGOSLÁVIA)
1930 - Parque Central (Montevidéu) - Iugoslávia 2 x 1
1950 - Maracanã - Brasil 2 x 0
1954 - Lausanne - 1 x 1
1974 - Frankfurt - 0 x 0