Representantes da Polícia Militar e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 estarão hoje no Resort Costão do Santinho para inspecionar a sede do Fifa Team Workshop, o congresso técnico do Mundial.
A vistoria foi a principal providência adotada após a reunião promovida pelo secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, com a cúpula da segurança pública de Santa Catarina realizada ontem à tarde, na sede do comando da PM. O encontro teve como objetivo iniciar o planejamento das ações de segurança do Fifa Team Workshop.
O evento será realizado em Florianópolis entre os dias 18 e 20 de fevereiro, no norte da Ilha, e é o segundo em importância na preparação da Copa do Mundo, atrás apenas do recente sorteio realizado na Costa do Sauipe, na Bahia.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, os técnicos e representantes das 32 seleções classificadas para o Mundial e equipes de segurança estarão entre os participantes do congresso, que discutirá marketing, instalações e outros detalhes a quatro meses do início da Copa do Mundo.
Forças policiais do Estado terão participação efetiva
No encontro de ontem à tarde, após as apresentações feitas pela secretário de Segurança Pública, César Grubba, e pelo comandante-geral da Polícia Militar, Nazareno Marcineiro, o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos falou sobre as ações preparatórias para o Mundial.
De acordo com o coronel Nazareno Marcineiro, a reunião foi produtiva:
- O que ficou acordado é que o planejamento será feito com a nossa participação e observando as características locais, a nossa realidade. Para isso, vamos assinar uma portaria para formação de um grupo de trabalho com integrantes da PM, COL, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública - afirmou.
No planejamento serão elaborados dois protocolos. O primeiro irá prever todas as ações de segurança necessárias para realização do evento.
O segundo, de contingência, prevê situações que "fujam da normalidade", como foi o caso das manifestações que ocorreram durante a realização da Copa das Confederações no mês de junho.
A cúpula da segurança pública ainda gere recursos para investimento local, que deverão sair do Centro Integrado de Controle instalado em Porto Alegre, uma das 12 cidades-sede do Mundial.