O Flamengo foi predominante na partida contra o Cuiabá e venceu por 2 a 1. A vitória flamenguista atrapalha o Grêmio na briga pelo G-4. A equipe carioca depende de apenas de si para confirmar a vaga direta à fase de grupos da Libertadores. O jogo também marcou as despedidas dos ídolos Filipe Luis e Rodrigo Caio.
O Flamengo é o terceiro colocado na tabela, com 66 pontos — podendo perder a vaga nesta rodada apenas para o Botafogo, caso vença sua partida contra o Cruzeiro.
Com o resultado, o Rubro-Negro entra na última rodada com mínima chance de título, a três pontos do líder Palmeiras. No entanto, para ganhar o Brasileirão, o Flamengo precisaria secar o adversário, vencer o São Paulo no Morumbi e tirar um saldo de 15 gols do time palmeirense. Assim, o time paulista, que venceu o Fluminense por 1 a 0, é virtualmente campeão do Brasileirão.
Os gols flamenguistas foram marcados ainda no primeiro tempo, por Luiz Araújo e Pedro. O Cuiabá descontou no segundo tempo, de pênalti, com Clayson. O time mato-grossense encerra a rodada na 12ª colocação, com 48 pontos.
A partida deste domingo (3) foi a despedida do lateral-esquerdo Filipe Luís dos gramados. Aos 38 anos, o jogador do Flamengo anunciou sua aposentadoria na última semana. Ele foi substituído aos 38 minutos da segunda etapa, quando foi ovacionado pelos torcedores e jogadores presentes no Maracanã.
O zagueiro Rodrigo Caio também se despediu do Flamengo, mas ainda seguirá atuando no futebol profissional. Porém, até o momento, não se sabe onde ele jogará em 2024.