Melhor técnico do Brasileirão por cinco temporadas. Campeão em quatro, sendo tricampeão consecutivo pelo São Paulo entre 2006 e 2008, além do título com o Fluminense em 2010. Falar em "Era dos Pontos Corridos" no Campeonato Brasileiro é falar em Muricy Ramalho.
O atual coordenador técnico do São Paulo parou de treinar em 2016, mas, até hoje, não foi superado como o treinador mais vitorioso no atual formato de disputa. Na primeira metade dos anos 2000, entre tantas entrevistas concedidas, Muricy criou uma regra que, se aplicada com competência, leva o time ao lugar mais alto da classificação:
— Nos pontos corridos, você ganha dos médios e pequenos e troca pontos com os grandes.
Por telefone, Muricy concedeu entrevista a GZH.
O que foi fundamental para chegada dos pontos corridos no Brasileirão?
Como havia várias competições de mata-mata, queriam fazer outra para valorizar os trabalhos mais longos, na qual se precisa ter um bom plantel, um bom planejamento, uma melhor logística. Enfim, mais competência pra ganhar a competição.
O que faz deste sistema, adotado mundo afora, ser tão bom?
Pontos corridos premia sempre a competência e o planejamento. Isso é fundamental para se ganhar uma competição dessas. Não tem muito segredo. Vários países têm esse sistema pelo fato de que a competência é premiada. Diferente do mata-mata, que tem sorte às vezes.
Qual o maior ganho dos clubes neste sistema?
Tem que ganhar o Brasileirão antes de começar. Isso é super importante. A gente sempre cai numa palavra que se você não tiver, não ganha essa competição: planejamento. Os clubes tiveram que se organizar para o ano todo e não só o Estadual ou outras competições. Tem de ser melhor em tudo o que for fazer, o ano todo, já que o campeonato é muito longo.
Existe espaço para uma troca de fórmula?
Não, não vai haver uma troca assim, em breve, porque os clubes e as federações já viram que esse sistema é muito importante para se planejar, para se ter bom plantel. E é sucesso, né? É um campeonato de sucesso, principalmente de público. Então, com certeza, não vai haver uma troca em breve.