Inicia neste fim de semana o returno do Campeonato Brasileiro. Ainda que alguns clubes tenham jogos atrasados, casos de Grêmio e Flamengo, será realizada a 20ª rodada, a primeira do segundo turno do Brasileirão, a partir deste sábado (11).
Mas, passado metade da competição, pelo que brigam os 20 times que disputam o campeonato? GZH elencou as equipes que estão na briga pelo título, as que lutam por vaga na Libertadores, ainda que para a fase preliminar, e as que tentam escapar do rebaixamento. Confira:
TÍTULO
São cinco candidatos pelo troféu de campeão do Brasileirão 2021 pelo que a tabela indica. O grande favorito, hoje, é o líder Atlético-MG, com 39 pontos em 18 jogos — 72,2% de aproveitamento. Em seguida, aparecem Palmeiras, vice-líder, e Flamengo, quinto colocado. O Verdão tem a segunda melhor campanha da competição, com 35 pontos em 18 partidas, mas os cariocas aparecem entre os principais candidatos porque têm jogos a menos. Eles somaram 31 pontos em somente 16 jogos disputados até agora. Assim, ficam com o terceiro melhor aproveitamento da competição: 64,6%.
Os outros dois postulantes ao título, correndo por fora, são as duas surpresas positivas do campeonato: Fortaleza e Bragantino. O time cearense ocupa a terceira posição na tabela, mas tem um jogo a mais do que os rivais. Comandada pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, a equipe soma 33 pontos em 19 partidas — 57,9% de aproveitamento. Já o time o interior paulista tem 32 pontos, mas 18 jogos disputados. Assim, fica com um aproveitamento superior ao rival, com 59,3% até aqui.
LIBERTADORES
A briga por vaga na Libertadores de 2022 dependerá muito do que acontecer na atual edição, já que três brasileiros seguem na disputa (Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG). Se um deles conquistar o título, abre mais uma vaga direta via Brasileirão. Da mesma forma, se o campeão da Copa do Brasil for um dos primeiros colocados no campeonato nacional, sobra mais uma vaga via Brasileirão. Assim, a competição poderá ter até um G-8.
Além dos cinco candidatos ao título, que têm boas chances de garantir vaga na Libertadores, muitos outros times brigam pela sexta vaga — e mais ainda se o G-6 virar G-7 ou G-8. O Corinthians é o sexto colocado, hoje, com 28 pontos em 19 jogos. A diferença para o Grêmio, 19º com 16, é de apenas 12 pontos. O Tricolor ainda tem dois jogos a menos do que o Timão. Ou seja, excluindo a Chapecoense, lanterna com apenas sete pontos em 19 partidas, qualquer equipe tem chances de brigar por essa última vaga indireta.
Assim, Atlético-MG, Palmeiras, Fortaleza, Bragantino e Flamengo são favoritos à vaga na Libertadores. Mas Corinthians, Fluminense, Atlético-GO, Athletico-PR, Ceará, Cuiabá, Inter, Juventude, Santos, São Paulo, Bahia, América-MG, Sport e Grêmio seguem vivos na luta por um lugar na próxima Libertadores.
REBAIXAMENTO
Da mesma forma que a última vaga na Libertadores, a zona de rebaixamento está próxima de muitas equipes. Com exceção à Chape, que tem 14 pontos a menos do que o Bahia, primeiro time fora do Z-4, todos os outros entre o Grêmio (19º com 16 pontos) e o Fluminense (7º com 25 pontos) correm risco de rebaixamento. Aliás, a diferença do tricolor gaúcho para o tricolor carioca, que é de 13 posições da tabela, é de apenas nove pontos.
Portanto, excluindo os seis primeiros, todos os outros correm risco de queda: Fluminense, Atlético-GO, Athletico-PR, Ceará, Cuiabá, Inter, Juventude, Santos, São Paulo, Bahia, América-MG, Sport e Grêmio.