A 32ª rodada do Brasileirão, neste final de semana, aproximou ainda mais o Flamengo do título brasileiro. Na briga pela Libertadores, o Grêmio ganhou força pela vaga direta na fase de grupos, e o Inter voltou à área de classificação para a etapa preliminar.
A briga também está acirrada na parte de baixo. Com a derrota para o Colorado, o Fluminense está sob risco de voltar ao Z-4, enquanto o CSA, de Argel Fucks, foi goleado em casa e está mais perto da Série B em 2020.
Vantagem na ponta
O Flamengo aumentou a sua folga na liderança ao vencer o Bahia, de Roger Machado, por 3 a 1, no domingo (10). Reiner, Bruno Henrique e Gabigol marcaram para os cariocas, e Willian Arão, contra, fez para os baianos. O time de Jorge Jesus foi a 77 pontos.
Empate no clássico paulista
A vantagem flamenguista cresceu porque o vice-líder Palmeiras ficou apenas no empate na rodada, no clássico com o Corinthians. Os dois gols saíram nos acréscimos do segundo tempo. Michel abriu o placar para os corintianos aos 47, e Bruno Henrique deixou tudo igual no minuto seguinte. O Palmeiras ficou com 67 pontos, a 10 do Flamengo. Já o Corinthians perdeu duas posições e deixou o G-6 - está em oitavo, com 49.
Tranquilidade santista
Se tem poucas chances de título, o Santos está tranquilo na busca por uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores. No sábado, o time de Jorge Sampaoli goleou o Goiás fora de casa, por 3 a 0. Os gols foram de Soteldo, duas vezes, e Marinho. Com isso, a equipe foi a 64 pontos — 12 a mais do que o São Paulo, primeiro time fora do G-4. O Goiás é o 10°, com 42.
Sequência pelo G-4
O Grêmio chegou à quinta vitória consecutiva no Brasileirão ao bater a Chapecoense por 1 a 0, com um golaço de bicicleta de Luciano. O Tricolor venceu todos os jogos desde a eliminação na Libertadores e, com isso, aproximou-se da vaga para voltar à fase de grupos da competição continental em 2020. A equipe de Renato foi a 56 pontos, quatro a mais do que o São Paulo. A Chapecoense, com 22 pontos, vê o rebaixamento cada vez mais próximo.
Queda são-paulina
O time de Fernando Diniz sofreu a segunda derrota seguida e viu a zona de vaga direta à Libertadores se afastar. Mesmo em casa, perdeu para o Athletico-PR por 1 a 0, gol de Marcelo Cirino. O São Paulo está em quinto, com 52, o Athletico vem logo em seguida, com 50 — mas já está garantido na Libertadores por ter conquistado a Copa do Brasil.
Inter volta à briga
Depois de uma sequência ruim, com três jogos sem vencer, o Inter finalmente voltou a somar três pontos. No domingo, aproveitou a força do Beira-Rio e venceu o Fluminense por 2 a 1, com dois gols de William Pottker. Wellington Nem descontou para os cariocas. A equipe de Zé Ricardo voltou à zona da Libertadores e está em sétimo, com 49 pontos. O Fluminense segue ameaçado pelo rebaixamento e é o 16°, com 34.
Argel sob risco
O CSA de Argel Fucks fica cada vez mais perto da queda à Série B. Em casa, foi goleado por 3 a 0 pelo Vasco — gols de Raul, Heriquez e Carlihos (contra). O time alagoano tem apenas 29 pontos, cinco a menos do que o Fluminense. O time de Vanderlei Luxemburgo ficou mais confortável e, com 42 pontos, está em 11°.
Clássico no Castelão
O duelo cearense valia pela rivalidade e também pela chance de se afastar do Z-4, já que ambos haviam começado a rodada com 36 pontos. Melhor para o time de Rogério Ceni, que venceu por 1 a 0 com gol de Wellington Paulista. De quebra, o Fortaleza passou o Ceará na tabela e entrou na zona de classificação à Sul-Americana.
Sem gols no Mineirão
O clássico de Belo Horizonte terminou sem gols. O Cruzeiro, que era o mandante, segue sob risco de queda — está em 15° lugar, com 33 pontos. O Atlético-MG tem 40, é o 12° e está mais tranquilo.