Ao que tudo indicava, o Gre-Nal 417 se encaminhava para um fim onde a "peleia" se limitava apenas dentro do gramado. Mas, somente parecia. Com o término da partida deste domingo (9), no estádio Beira-Rio, após vitória do Colorado por 1 a 0, as equipes de Inter e Grêmio protagonizaram cenas lamentáveis no retorno aos vestiários.
Tudo começou no apito final, quando uma pequena confusão se formou no gramado. Porém, a pancadaria aconteceu no corredor de acesso aos vestiários.
Renato Portaluppi se dirigia ao espaço reservado ao grupo colorado, para tentar cumprimentar o técnico Odair e alguns atletas, quando foi impedido de entrar por um segurança o Inter, que teria agarrado o técnico gremista pelo pescoço.
Foi então que começou a troca de empurrões e agressões. Os seguranças e profissionais de ambos os clubes seguiram a briga por poucos minutos.
A briga generalizada tomou grande proporção que acabou danificando a porta do vestiário visitante do Beira-Rio. O árbitro Péricles Bassols Cortez observou todo o ocorrido e pode relatar em súmula.